quarta-feira, 13 de março de 2019

IMTT apresenta projeto de transporte público na CDL Campos

Felipe Quintanilha explicou ao Conselho Empresarial Permanente de Desenvolvimento de Campos as mudanças propostas
Reunião na CDL com representante do IMTT (Fotos: Divulgação)
A segunda reunião de 2019 do Conselho Empresarial Permanente de Desenvolvimento de Campos (Cecam) aconteceu na Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL). Foi apresentada pelo presidente Instituto Municipal de Transito e Transporte (IMTT), Felipe Quintanilha, o novo projeto de transportes para o município que estará funcionando plenamente ainda neste semestre.

Quintanilha foi didático ao explicar o grande esforço do órgão para equacionar o problema do transporte público e mobilidade, considerado um dos mais graves entraves do serviço público com reflexos em várias áreas. O projeto é considerado tecnicamente de ponta, utiliza georreferenciamento para monitorar os ônibus e vans para garantir a sincronia dos serviços.

O município foi dividido em três zonas, cada uma delas sob a responsabilidade de três consórcios formados por linhas de ônibus. As vans legalizadas vão ficar responsáveis pelo transporte de passagens em área distritais até os terminais, onde os passageiros embarcarão em ônibus, sem ter que pagar outra passagem. Para utilizar essas linhas integradas, o usuário terá um cartão magnético e poderá acompanhar os itinerários a partir de um aplicativo de celular, onde será possível inclusive acompanhar a localização dos ônibus.



Felipe Quintanilha
Os pontos de embarque terão um novo conceito com climatização e sanitários. Todos os coletivos terão GPS e wi-fi. A expectativa é de que, paulatinamente, o novo sistema transporte dois milhões de passageiros/mês. As passagens não vão aumentar com isso, pois parte será subsidiada pelo poder público. Com o sistema vigorando, as vans não terão mais acesso à área central da cidade, alcançando somente os pontos de embarque e desembarque estabelecidos no projeto de integração.

O presidente da CDL de Campos, Orlando Portugal, disse que o projeto conta com todo o apoio da classe empresarial e que tem tudo para dar certo. “Temos que recuperar o sistema de transporte público porque isso reflete em toda a economia. Os consumidores do interior já não se deslocam para a cidade e pessoas que moram em distritos com conseguem mais empregos na área central. Temos que dar os parabéns pela iniciativa”.

Felipe Quintanilha disse que o projeto foi gestado dentro de conceitos que funcionam nas cidades de porte médio, mas lembrou que poucas no país têm o perfil territorial de Campos. “Cabem duas cidades de São Paulo ou três do Rio de Janeiro em se tratando de quilometragem. Lógico que teremos um período de adaptação, mas o projeto é irreversível e tem tudo para dar certo”,  disse.

O presidente do IMTT foi acompanhado pelo advogado Vinícius Viana, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Campos (Codemca), que falou rapidamente sobre projetos que estão em curso para atrair mais empresas e indústrias para o município. Ficou acertado que nas reuniões do Cecam haverá sempre um interlocutor do poder público municipal para discutir com os representantes dos empresários questões relacionadas ao desenvolvimento.

Além de Orlando Portugal, presidente da CDL, participaram da reunião Fernando Aguiar, presidente regional da Firjan; Eraldo Bacelar, presidente da Fundenor; o presidente da ACIC, Leonardo de Abreu; o presidente da Carjopa, Luiz Carlos Chicre; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Roberto Viana; o presidente do Sindicato Rural de Campos, Ronaldo Bartolomeu Júnior, e o presidente da Associação das Farmácias, Fernando Trindade.

Reportagem do Terceira Via


Nenhum comentário:

Teste

Teste