terça-feira, 26 de março de 2019

Tempestade 'Iba' tem ventos de 101 km/h em alto-mar entre BA e ES; litoral norte do Rio pode sentir efeitos

Intensidade máxima foi atingida no meio da tarde desta segunda-feira (25), informou a Marinha do Brasil. Fenômeno está a cerca de 260 km da cidade de Linhares (ES).
Imagem mostra tempestade tropical próxima à costa brasileira — Foto: Rodrigo Cunha/Arte G1/Climatempo
Imagem mostra tempestade tropical próxima à costa brasileira — Foto: Rodrigo Cunha/Arte G1/Climatempo
A tempestade tropical 'Iba' apresentou, às 15h desta segunda-feira (25), intensidade máxima dos ventos de 101 km/h em alto-mar, em um círculo de 185 km em torno da posição de seu centro, informou a Marinha.

A tempestade se localiza a cerca de 260 km (140 milhas náuticas) da cidade de Linhares (ES), estendendo-se entre o litoral sul do estado da Bahia e norte do Espírito Santo — a região costeira não foi atingida pelo fenômeno climático.

Conforme a Marinha, os efeitos do Iba, termo em tupi-guarani que significa "ruim", podem continuar a ser sentidos no litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo até a noite de terça-feira (26), quando se espera que deixe de influenciar o litoral sul baiano e passe a influenciar também o litoral norte do Rio de Janeiro.

A Marinha informou que o deslocamento da tempestade continua previsto predominantemente para o Sul, com leve componente para Oeste até a noite desta segunda, quando se espera que passe a se deslocar com leve componente para Leste, até a noite de terça, afastando-se da costa.

A Marinha disse que são esperados ventos fortes entre o litoral norte do estado do Rio de Janeiro e o litoral sul da Bahia, podendo atingir 101 km/h (55 nós) em alto-mar, no setor Leste do ciclone, e 61 km/h (33 nós) junto à costa, entre a noite desta segunda e a noite de terça.

Há previsão de mar grosso a muito grosso no mesmo trecho do litoral, com alturas de ondas entre 3 e 5 metros em alto-mar.

Há possibilidade de ocorrência de ressaca atingindo a costa entre Vitória (ES) e Caravelas (BA), com ondas de até 2,5 metros, até o dia 25 à noite, e entre Marataízes (ES) e Linhares (ES). A condição de tempo severo provocada pelo sistema ocorrerá principalmente em alto-mar, associada à chuva intensa, disse a Marinha.

A Marinha informou que mantém todos os avisos de mau tempo em vigor na internet.

Cidades do sul da Bahia como Mucuri e Nova Viçosa precisaram adotar medidas preventivas por conta da tempestade tropical. A previsão é de que os efeitos da tempestade possam ser sentidos pela população até terça-feira (26).

As aulas foram suspensas nas escolas de Mucuri e Nova Viçosa. Além disso, a energia dos postes de iluminação pública foi cortada para que, em caso de queda de fios, não ocorram curtos-circuitos.

A Marinha do Brasil já tinha anunciado que o ciclone marítimo previsto para a região sul da Bahia no último final de semana foi rebaixado e reclassificado para tempestade tropical.

Conforme a Marinha, a depressão tropical que se formou no litoral sul do estado apresentou, por volta das 9h de domingo (24), intensidade dos ventos de 65 km/h (35 nós), menor do o inicialmente previsto, de até 89 km/h no sul e baixo sul baiano, e foi reclassificado.

O fenômeno natural é monitorado pela Marinha por meio do Centro de Hidrografia (CHM) e em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE).

G1

Nenhum comentário:

Teste

Teste