terça-feira, 24 de agosto de 2010

Nova eleição para prefeito em Campos deve ser no dia 31 de outubro

Por Ricardo Villa Verde, de O Dia

Rio – As votações para escolha dos novos prefeitos de Campos e Rio das Ostras devem ocorrer em 31 de outubro, junto com o segundo turno das eleições deste ano. A ideia é do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Nametala Jorge, que já vem discutindo a possibilidade com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski. As duas cidades terão novas eleições porque os prefeitos eleitos em 2008 foram cassados pelo TRE.

Caso não haja segundo turno, o presidente do TRE disse que as votações serão no primeiro domingo de novembro, dia 7. A preocupação do desembargador é fazer as eleições nas duas cidades este ano, para evitar que os novos prefeitos sejam eleitos de forma indireta, porque, pela lei, se as votações ocorrerem nos dois últimos anos dos mandatos de 2008, caberá aos vereadores a escolha.

ELEIÇÕES INDIRETAS

“Iríamos tirar do eleitor o direito de eleger o seu governante”, justificou Nametala. Ele disse que está aguardando decisão final do TSE para marcar a data das eleições. No dia 3 de outubro já haverá eleição para a Prefeitura de Valença, onde o prefeito eleito em 2008 também foi cassado.

A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, foi cassada em maio por uso indevido de meios de comunicação na campanha de 2008. Ela foi substituída temporariamente pelo presidente da Câmara, Nelson Nahim (PR). Em Rio das Ostras, o presidente da Câmara, Carlos Alberto Fernandes (PSB), assumiu ontem a prefeitura, também temporariamente, após o afastamento do prefeito Carlos Balthazar (PMDB), cassado por abuso de poder em 2008.

Nenhum comentário:

Teste

Teste