terça-feira, 17 de junho de 2008

Santa Maria: 48 anos de criação do 18º Distrito de Campos

Foto: A divisão dos Distritos de Santa Maria e Santo Eduardo, teria sido feita de forma estratégicamente planejada para sempre haver ligação entre os mesmos? Há exatos 48 anos atrás, no dia 17 de Junho de 1960, a então apelidada Comunidade de "Chave de Santa Maria" se transformaria em mais um Distrito de Campos, o décimo oitavo. Este fato porém, ao meu ver, não ocorreu de forma muito sensata no tocante a divisão territorial para a formação do novo Distrito. Os critérios de desmembramento de terras dos Distritos de Vila Nova e principalmente de Santo Eduardo para a formação do 18º Distrito não levaram em conta certos "detalhes".
Por exemplo: a localidade de Espírito Santinho, praticamente dentro de Santa Maria, não pertence oficialmente ao 18º Distrito e sim ao 13º, você sabia?
E pior ainda, toda a região da chegada de Santa Maria, como o Posto de Combustível do local pertence ao 13º Distrito, sendo a linha férrea a maior referência como o limite dos Distritos de Santa Maria e Santo Eduardo.
Bom, detalhes geográficos à parte, o que podemos mesmo constatar é que talvez esta divisão teria sido feita de propósito pra nunca nos separarmos de verdade.
Na realidade, Santo Eduardo com seus 146 anos como Distrito de Campos (21/11/1861) e Santa Maria completando hoje 48 anos de "independência"(17/06/1960), são ligados um ao outro por questões naturais, pela proximidade e intimidade entre as pessoas dos dois lugares tão próximos.
Richas bobas e desavenças à parte, a verdade mesmo é que somos só um povo, que continua precisando de mais atenção e respeito dos governantes da cidade de Campos que não ligam muito para resolver os nossos problemas, não é?
Nestes 48 anos de existência oficial, o Distrito de Santa Maria sempre teve vocação para o progresso e para a independência, sendo até cogitado no início dos anos 2000 uma possível Emancipação desta região para a formação de mais um município no Estado, assunto este, que não tomou uma proporção maior por falta de esclarecimento das vantagens e desvantagens que isso nos proporcionaria.
Hoje, portanto, é a data da Comunidade de Santa Maria de Campos, o dia do aniversário de um dos melhores lugares do interior do Município, e isso ao meu ver, teria que ser divulgado pelo menos nas Escolas do local, penso eu.
De qualquer forma, resolvi, não poderia deixar de divulgar esta data pra todos: 17 de Junho de 2008, 48 anos de Santa Maria de Campos,
Parabéns!

4 comentários:

Anônimo disse...

nossa achie seu blog muito bom
as tbm axo q faltou fotos da primeira igreja batista
tem que colocar so isso que falta!!!

Unknown disse...

Ola!!!!!
Para bens pelo niver.
Então, estou aqui para ajudar uma amiga, ela necessitra da segunda via de sua certidão de nascimento que pode ser retirada no
18ºcartório de Santa Maria, não consigui online.
peço sua ajuda nesta emprteitada.
Um grande abaço.Se possivel for envie-me o endereço online.
neinha_200@hotmail.com (s.o.s)

Deus te faça feliz
Néia

Hilda Helena Raymundo Dias disse...

Arrebentou com as informações!!! Parabéns!!!

Unknown disse...

Bem que o Google Mãos poderia passar em todos os lugares de Santa Maria de Campos. Minha avó nasceu e morou em Santa Maria, na época em que ainda era a Chave de Santa Maria

Teste

Teste