domingo, 12 de abril de 2009

Santo Eduardo é citado nos planos de Campos para a área turística

Em matéria publicada neste Domingo, no Jornal Monitor Campista, o secretário municipal de desenvolvimento econômico e petróleo, Eraldo Bacelar indicou, dentre outros lugares, o 13º Distrito como uma região possível para se desenvolver o turismo de gastronomia, com a culinária e o rural.

Veja bem, vale lembrar que não se pode imaginar que uma região como a nossa seja integrada numa rede turística, que ainda nem existe, sem que o mínimo de infraestrutura seja oferecido aos nossos possíveis futuros visitantes.
Quando lemos uma afirmação como essas de que nossa localidade pode desenvolver o turismo gastronômico, ficamos, no mínimo, curiosos em saber de onde foi tirada essa ideia, visto que por aqui nunca tivemos uma feira que se mostrasse pratos típicos ou coisa parecida e nunca é demais lembrar também que não temos na localidade e adjacências nenhum hotel ou pousada sequer, e isso é um obstáculo muito grande quando se pensa em atrair pessoas interessadas nesse ou naquele assunto para aqui.
O fato de este secretário citar Santo Eduardo já é um avanço, é claro, mas o que sentimos todos os dias quando lemos os jornais da cidade, é que os próprios campistas não têm um conhecimento amplo sobre a nossa região, sobre nossas potencialidades, assim também como não sabemos de quase nada do restante do município - não há uma integração, uma afinidade entre todos os campistas, e pior, vira e mexe muitas autoridades,

e jornalistas comentem gafes , erros esdrúxulos do tipo, confundir localidades como sendo de um distrito e dizem serem de outro, rios que não passam dentro de um lugar e publicam como se passassem. Enfim, até nós mesmos não temos uma referência, um lugar sequer para se saber sobre a nossa história e se identificar com ela. Diria mesmo, ter orgulho em defender este ou aquele patrimônio.

Aproveitando o gancho, nunca é demais lembrar a todos, inclusive para este secretário, se é que já não sabe, que em Santo Eduardo está uma das mais belas estações ferroviárias construídas no Estado do Rio(1879), mas que precisa com urgência que se tome uma providência para que se faça uma restauração completa nela, obedecendo a originalidade da obra e que também seja feita nela o tão sonhado espaço cultural para os santoeduardenses e tais possíveis visitantes.
Temos aqui várias atrações e podemos ainda descobrir muitas potencialidades, mas nunca é demais lembrar que o nosso povo sofre com a falta de emprego, de saneamento básico, e principalmente, falta muito por toda essa região, a auto estima que tanto precisamos para nos orgulhar e sentirmos prazer em mostrar o que temos de mais interessante, sendo tanto na área da culinária ou nas belezas naturais como um todo.


O que Campos precisa parar de fazer é achar que por aqui o povo vai sempre se contentar com o mínimo.

Venham nos ouvir primeiro. Estimulem o nosso povo a se identificarem com essas novas ideias.


Essa é a dica, e daremos todo o nosso apoio e suporte que necessitarem.

2 comentários:

marcia sarlo moreira disse...

Fazer turismo em Santo Eduardo? deve ter sido erro de digitação,não existe outra resposta. Gastronomia em Santo Eduardo, piada...o que nós precisamos é de maoir atenção para os problemas aqui existentes,como por exemplo as pontes caidas, as casas inundadas, uma academia que incentive os jovens ,uma biblioteca,etc.

amaro disse...

gostaria muito que está reportagem fosse verdade.seria muito bom que nossa cidade natal tivesse caminhando com o progresso,mais sem perder a simplicidade maravilhosa que nos atraí sempre que possivel para lá.
amaro adriano
Angra dos Reis-RJ

Teste

Teste