terça-feira, 6 de outubro de 2009

Mais um golpe via telefone. CUIDADO É QUASE CONVINCENTE"


CRIATIVIDADE EXCEPCIONAL


Os ladrões estão cada dia mais criativos!

Você recebe uma chamada e a pessoa diz:

- Estamos ligando do Departamento de Segurança da VISA (por exemplo). Meu
nome é 'Fulano' e meu número de identificação funcional é 'tal' ...
- O Sr. comprou 'tal coisa' ( qualquer coisa bem estranha, como um
'dispositivo Anti-Telemarketing' ) no valor de R$ 497,99, de uma empresa
em Porto Alegre ?
É óbvio que você responde que não, ao que se segue:

- 'Provavelmente, seu cartão foi clonado e estamos telefonando para
verificar. Se isto for confirmado, estaremos emitindo um crédito ao seu
favor. Antes de processar o crédito , gostaríamos de confirmar alguns
dados: o seu endereço é tal?' (Isto pode ser encontrado facilmente das
listas telefônicas via Internet).

Ao você responder que sim, o golpista continua:

- 'Qualquer pergunta que o Sr. tenha, deverá chamar o número 0-800 que se
encontra na parte traseira de seu cartão e falar com nosso Departamento de
Segurança.

- Por favor, anote o seguinte número de protocolo '...

O bandido lhe dá então um número de 6 dígitos e pede:

- 'O Sr. poderia lê-lo para confirmar?'

Aqui vem a parte mais importante da fraude.

Ele diz então:

- 'Desculpe, mas temos que nos certificar de que o Sr. está de posse de
seu cartão. Por favor, pegue seu cartão e leia para mim o seu número'.

Feito isto, ele continua:

- 'Correto. Agora vire o seu cartão e leia, por favor, os 3 últimos
números (ou 4 dependendo do cartão)'.

Estes são os seus 'Números de Segurança' (Pin Number), que você usa para
fazer compras via Internet, para provar que está com o cartão!

Depois que você informa os referidos números, ele diz:

- 'Correto! Entenda que era necessário verificar que o seu cartão não
estava perdido nem tinha sido roubado, e que o Sr. estava com ele em seu
poder. Isso confirma que o seu cartão foi mesmo clonado, infelizmente.

- O Sr. teria alguma outra pergunta?'

Depois que você diz que não, o ladrão agradece e desliga.

Provavelmente, em menos de 10 minutos, uma compra via Internet será
lançada no seu cartão, e muitas outras, caso você não perceba a fraude até
a chegada do extrato.

Como se proteger desta ação criminal?

É quase inútil fazer denuncias à polícia.

Até nos USA é difícil o rastreamento destas ligações. Caso receba este
tipo de ligação, você pode falar para o bandido desligar que você mesmo
fará a ligação para o 0800 da sua operadora.

Mas, mesmo que você desligue, fica claro que a melhor maneira é estar
alerta e comunicar a todo o mundo sobre a existência de mais este golpe.
Assim sendo, por favor, passe isto a todos seus amigos

Informação é a nossa proteção! sugiro que repassem essa informação.

Um comentário:

Dignidade disse...

olá Lenilson, repassei através do blog essa alerta que vc nos faz.
Abraços....

Teste

Teste