Nova proposta deve ser apresentada em setembro, segundo senador.
Ministro vai pedir que Senado adie votação de veto para 5 de outubro.
O governo federal deve apresentar uma nova proposta de divisão dos royalties da exploração de petróleo entre a União, estados produtores e não produtores, de acordo com o senador Wellington Dias (PT-PI), que participou de uma reunião no Ministério da Fazenda entre o ministro Guido Mantega, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, deputados e senadores, nesta quarta-feira (31).
Segundo o senador, Mantega vai pedir ao presidente do Senado, José Sarney, que adie do dia 22 de setembro para 5 de outubro a votação do veto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à chamada Emenda Ibsen, que dividiu os royalties do petróleo de maneira igual entre os estados produtores e não produtores.
O senador disse que foi montado um calendário para a discussão da proposta até a votação, no dia 5 de outubro. Na semana do dia 14 de setembro, o governo deve apresentar a nova proposta preliminar para repartição dos royalties. Na semana do dia 29 de setembro, acontece uma rodada de negociação entre representantes da União, estados e congressistas.
Segundo ele, o governo espera que nesta segunda reunião seja possível costurar um acordo para permitir a votação da nova proposta no Congresso no dia 5 de outubro.
“O ministro da Fazenda fez um apelo e nos ajudou a construir um cronograma para se buscar o entendimento. A União é uma parte importante e, ela estando na mesa junto com os estados produtores e não produtores, abre-se espaço para o entendimento”, disse Dias.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário