quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Passagem intermunicipal será reajustada em 7,5%

Os preços das passagens intermunicipais vão subir 7,5% a partir do dia 2 de janeiro, primeiro sábado do ano de 2010, e o retorno do reveillon pode ficar mais caro. O aumento chega com atraso de dois meses, já que o aumento anual das passagens ocorre no mês de novembro. O Detro (Departamento Estadual de Transportes Concedidos) liberou desde anteontem a nova tabela com os novos valores das passagens das linhas entre os municípios em todo o estado do Rio de Janeiro. De acordo com o Detro a demora na aplicação do reajuste se deu à intransigência das empresas de ônibus que insistiam num aumento entre 15 % e 20%. Para chegar ao denominador comum, com aplicação de reajuste de 7,5% foi necessária a interferência do Ministério Público Estadual (MPE). Para acabar com os embates entre o Detro e as empresas de ônibus na hora de definir o reajuste, a partir de 2010, o aumento será definido ao final de cada ano com base na inflação do período. O reajuste, no entanto, não vale para as linhas operadas por vans do transporte intermunicipal, concedidas pelo Detro, cujo reajuste ocorrerá em setembro, conforme informou, por telefone, a assessora técnica do órgão, Simone Botelho. Na listagem do Departamento Estadual de Transportes Concedidos figura os novos preços, por exemplo, de passagens de Campos para Travessão, Guandu, e outras localidades dentro do próprio município, embora a competência do Detro de legislar sobre a formação dos preços das passagens seja no âmbito o intermunicipal.

- O Detro estabelece as tarifas das sessões das linhas intermunicipais, por isso, apesar de Travessão e Guandu estarem dentro do município de Campos, elaboramos os preços das sessões porque trata-se de uma linha entre dois municípios (Campos-Bom Jesus do Itabapoana) , com sessões autorizadas e valores das passagens controladas pelo Detro – explicou Simone.

Percentual de aumento leva em consideração melhoria tecnológica

Para definir o percentual de 7,5%, o Detro levou em conta os custos com mão-de-obra e insumos das empresas e as exigências feitas pelo Departamento, como: instalação de GPS, câmeras e diminuição da idade máxima da frota.

- Os cálculos feitos pelo Detro levaram em conta os custos relativos ao dissídio dos rodoviários e demais insumos, além da melhoria tecnológica que exigimos na frota. Mas não poderíamos, de forma alguma, conceder índices abusivos como os solicitados pelas empresas porque temos ordens expressas do governador Sérgio Cabral para que trabalhemos pela qualidade sem onerar o orçamento do trabalhador. Os empresários devem estar conscientes de que o tempo do lucro pelo lucro chegou ao fim, a melhor tarifa não é aquela de maior valor, mas a que a população pode pagar. Com o ordenamento do transporte complementar, com a integração de modais e, agora, com o bilhete único, há a garantia da saúde financeira das empresas, e a população não deve pagar além do justo – ressalta Rogério Onofre, presidente do Detro.

VALORES COM O REAJUSTE

Itinerário R$

Barra de São João – Campos 27,20

Barra de São João – Macaé 7,50

Cabo Frio – Campos 36,75

Cabo Frio – Macaé 17,05

Campos – Macaé 19,70

Campos – Rio das Ostras 25,40

Campos – São Pedro da Aldeia 33,80

Campos – Cabo Frio 36,75

Campos – São Fidélis 10,55

Campos – Quissamã (via Conde) 44,65

Campos – Itaperuna 21,10

Campos – Cardoso Moreira 8,75

O Diário

Nenhum comentário:

Teste

Teste