segunda-feira, 26 de abril de 2010

Campanha em defesa do coração


Sociedade Brasileira de Cardiologia faz campanha inédita sobre a necessidade de se manter a pressão controlada. A estimativa é de que 30 milhões de brasileiros sofram de hipertensão


Eu sou 12 por 8 é o slogan de campanha que será lançada hoje pelo Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) para alertar a população da necessidade em manter a pressão arterial controlada.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30 milhões de brasileiros têm hipertensão e outros 12 milhões têm a doença, mas sequer sabem. A SBC estima que apenas 10% dessa população faz regularmente acompanhamento médico e segue as orientações. Hoje é o Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão. Além das atividades programadas em várias cidades, uma campanha em mídias sociais — como Twitter, Orkut e Facebook — levará a informação para milhares de internautas. Personalidades aderiram à campanha, se tornaram embaixadores e já vestiram a camiseta “Eu sou 12 por 8”, como a atriz Guilhermina Guinle, o cantor Ney Matogrosso e a apresentadora Sarah Oliveira.

Cinco milhões de folhetos serão distribuídos em farmácias populares, nos supermercados e em várias indústrias. “O objetivo da ação é despertar a atenção das pessoas, mas perpetuar a mensagem ao longo de todo o ano”, explica o presidente do Departamento de Hipertensão da SBC, Marcus Bolívar Malachias. Os quatro principais fatores para prevenir e controlar a hipertensão são: diminuir o peso, reduzir drasticamente o consumo de sal, fazer regularmente atividades físicas cinco vezes por semana e não abandonar o tratamento para quem tem indicação de remédios. “Mesmo sem qualquer sintoma, a hipertensão precisa de tratamento constante para evitar o infarto, o derrame e a insuficiência renal”, alerta Bolívar Malachias.

O Dia

Nenhum comentário:

Teste

Teste