segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Santoeduardense Celso Peçanha completa hoje 94 anos


O campista, nascido em Santo Eduardo, Celso Peçanha, completa nesta segunda feira, dia 2, 94 anos. Vive, atualmente, com sua família, em Copacabana, no Rio de Janeiro

Peçanha é formado em advocacia, jornalismo e pedagogia. Exerceu todas essas atividades, regularmente, e ainda foi prefeito de Bom Jardim, uma vez, e de Rio Bonito, três vezes, além de ter sido deputado federal por três mandatos, a última, em 1982, pelo PTB.

Celso Peçanha elegeu-se, na década de 60, vice-governador, pelo PSD (Partido Social Democrata), quando as eleições de governador e vice eram distintas e acabou assumindo o governo do antigo Estado do Rio de Janeiro, com a morte, por acidente de helicóptero, do então governador Roberto Silveira.

É autor de vários livros, entre os quais, um autobiográfico, A Planície e o horizonte, memórias inacabadas e outro sobre a vida do presidente Nilo Peçanha, de quem é parente.

Salve Celso Peçanha! sua terra o homenageia, nessa solitária e singela postagem.

Blog do Fernando Leite

Obs: Como governador do Estado, Celso Peçanha fez algumas obras em Santo Eduardo, como o calçamento da Rua 13 de Outubro, o CPM de Santo Eduardo, o Estádio do Santo Eduardo F.C. que leva o seu nome, e construiu o Posto de Saúde local, que por sinal não existe mais, pois quando o então prefeito Antony Garotinho assumiu, o mesmo foi desativado para abrigar a Creche, que por sinal também, está fechada. Outros detalhes sobre o nosso mais importante político: segundo informações, o governador proporcionou para algumas pessoas da localidade alguns empregos que estão valendo até hoje.

5 comentários:

Fatima disse...

Santoeduardense que sou, aproveito esse espaço para deixar aqui meus parabéns a esse ilustre personagem que deixou marcas na minha memória.
Parabéns Celso Peçanha.

Anônimo disse...

GOSTARIA DE UM DIA VER O POVO DE SANTO EDUARDO MAIS UNIDO,BUSCANDO UM POUCO MAIS PARA TODOS E NAO PARA SI.
ACREDITO SER A VONTADE DE MUITOS,DESEJO DE POUCOS.
PARABENS DR.CELSO PEÇANHA, SANTOEDUARDENSE,ME ORGULHO DISSO.

ANA ELISABETE ARAGÃO disse...

ALÉM DE PARABENIZÁ-LO PELA DATA NATALICIA GOSTARIA DE TER UM CONTATO PARA QUE POSSAMOS CONVIDÁ-LO A DAR DEPOIMENTO COMO ALUNO DESTA FACULDADE DE DIREITO DA UFF QUE COMPLETARÁ CEM ANOS EM JUNHO DE 2012...ESTAMOS LOCALIZANDO AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DESTA ESTÓRIA.FICO NO AGUARDO ATRAVÉS DOS TELEFONES DA FACULDADE 2629 9632 OU 7625 1384 E PELO EMAIL
OBRIGADO.

fab disse...

oi, eu faço parte da familia e não conheço celso peçanha gastaria de falar c/ ele , meu é fabricio peçanha !!

fab disse...

eu quero conhecer celço paçanha meu nome é fabricio peçanha !!!!!

Teste

Teste