quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Casos de chikungunya em Campos chegam a 6.514 de janeiro a novembro

Secretaria municipal de Saúde destaca que cidade não vive mais surto epidemiológico da doença
Doença é transmitida pelo Aedes aegipty (Foto: Divulgação)
De janeiro a 26 de novembro de 2018 foram confirmados 6.514 casos de chikungunya em Campos dos Goytacazes, de acordo com dados da Vigilância em Saúde da secretaria municipal de Saúde. Os números anteriores divulgados pelo órgão eram de 14 de novembro, quando havia 6.148 pessoas infectadas pela doença na cidade. Houve aumento de 366 casos no período de duas semanas. Em junho deste ano, a secretaria municipal de Saúde chegou a decretar surto epidêmico de chikungunya, mas as autoridades de saúde locais destacam que a situação no município já se normalizou.

O órgão municipal informou, em nota, que a Prefeitura de Campos segue com ações de limpeza e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, por meio do trabalho dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Ainda segundo a secretaria de Saúde, o trabalho para evitar aumento dos números de casos durante o verão já começou. “Na última sexta-feira, equipes do CCZ voltaram ao Farol de São Thomé e, pela terceira semana consecutiva, para uma limpeza geral dentro do projeto Verão 2019. O trabalho foi intensificado este mês por ser neste período do ano que muitos veranistas começam a abrir os imóveis facilitando o trabalho dos agentes. Em uma ação conjunta, a Superintendência de Limpeza Pública, Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e CCZ estão intensificando os trabalhos de combate ao mosquito Aedes”, informou a secretaria de Saúde em nota.

Também de acordo com a secretaria, a população deve manter os cuidados de prevenção, como a campanha 10 Minutos Contra o Aedes, onde cada pessoa destina 10 minutos, por semana, para fazer uma vistoria no imóvel, incluindo a área externa.

Terceira Via

Nenhum comentário:

Teste

Teste