segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Segunda etapa de vacinação contra aftosa começa nesta segunda (5) na região de Santa Maria de Campos

Nesta etapa, serão imunizados apenas bovinos com até 24 meses de idade. Aplicação das doses é gratuita para criadores com até 70 animais na propriedade.
 (Foto: Jean Barreto/Arquivo)
Edson Cordeiro - Foto: Jean Barreto/Arquivo
A superintendência de Agricultura e Pecuária inicia nesta segunda-feira (5) a segunda etapa da campanha de vacinação gratuita contra a febre aftosa dos rebanhos bovinos dos pequenos criadores, aqueles que possuem até 70 animais. Desta vez, serão imunizados apenas os animais com até 24 meses de idade que também receberam a dose da primeira etapa da campanha, em maio, quando foram vacinados mais de 22 mil cabeças nas pequenas propriedades.

— Vamos começar os trabalhos pela área do distrito de Santa Maria, na região Norte do município, que é hoje a maior bacia leiteira de Campos. Depois vamos para a região do distrito de Dores de Macabu, a segunda bacia, e em seguida para a área do Imbé, na parte Serrana do município. Depois continuamos o trabalho nos quatro assentamentos Zumbi e concluímos com a área da Baixada Campista — explica o superintendente Nildo Cardoso.

Uma reunião na quarta-feira (31) com as equipes de vacinadores, na sede da superintendência, definiu os detalhes para o início dos trabalhos. Como serão apenas os animais com até 24 meses, a expectativa é vacinar cerca de 10 mil cabeças. “Além das doses contra a aftosa, vamos estar prontos também para vacinar os animais contra a raiva e a manqueira (clostridiose), caso seja necessário. Nossos vacinadores vão conversar com os criadores e avaliar essa necessidade”, acrescenta Nildo Cardoso.


Os rebanhos dos médios e grandes criadores, com mais de 70 animais, são vacinados pelos próprios donos, com o devido acompanhamento da Defesa Agropecuária Estadual. Ao todo, o rebanho bovino e bubalino (búfalos) de Campos, considerando os animais com registro, soma cerca de 270 mil cadastrados na Defesa Agropecuária. Há mais de 20 anos o estado do Rio de Janeiro é considerado pelas autoridades sanitárias, “área livre de febre aftosa com vacinação”. Os últimos casos ocorreram em 1997, sendo um em Magé, na Região Metropolitana, e outro em Itaperuna, no Noroeste Fluminense.

campos.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Teste

Teste