quinta-feira, 23 de outubro de 2008

TRE - RJ: Arnaldo Vianna indeferido

Do Blog do Roberto Moraes..........
repasso a postagem.


"TRE-RJ mantém indeferimento do registro da candidatura de Arnaldo Vianna"

"O Plenário do TRE-RJ manteve por unanimidade, na noite desta quinta-feira (23), o indeferimento do registro do candidato a prefeito de Campos de Arnaldo Vianna (PDT). Apesar da sentença, está confirmada, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a realização do segundo turno em Campos no próximo domingo (26). O sistema das urnas eletrônicas foi programado para computar e divulgar os votos recebidos por Vianna, embora sua candidatura encontre-se indeferida. Da decisão, cabe recurso ao TSE".

"A decisão confirma o indeferimento que fora julgado pelo próprio plenário em 4 de setembro último. Arnaldo Vianna teve o registro indeferido por constar das listas de administradores cujas contas foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ao julgar recurso do candidato, o TSE decidiu devolver o caso ao TRE-RJ, alegando que o acórdão não especificava se os erros que levaram à rejeição das contas eram ou não insanáveis. No entendimento da Corte superior, contrariando jurisprudência anterior, somente contas com falhas insanáveis ensejariam a inelegibilidade. A mesma decisão do TSE autorizou Vianna a participar do segundo turno, de forma que ele concorrerá com Rosinha Garotinho (PMDB), mesmo estando com o registro indeferido".

"No voto de hoje (23), o relator do processo, desembargador Alberto Motta Moraes, presidente em exercício do TRE-RJ, lembrou o entendimento do Plenário do TRE-RJ de que, na fase de registro de candidaturas, não caberia ao Tribunal Regional avaliar a possibilidade de sanear ou não as contas rejeitadas pelos tribunais de contas. Tal era, também, o entendimento do TSE à época, não cabendo, na avaliação de Motta Moraes, as acusações de omissão contra o acórdão. A própria Vice-Procuradoria Geral Eleitoral, em parecer ao recurso junto ao TSE, concorda com essa tese".

"A despeito de ser essa a posição do TRE-RJ, o desembargador Motta Moraes, no voto proferido hoje (23), atendeu à determinação do TSE e abordou a natureza da reprovação das contas de Arnaldo Vianna. Citando o acórdão número 704/2006, do TCU, concluiu que a sentença do tribunal de contas, condenando o ex-prefeito e agora candidato a ressarcir os cofres públicos tinha caráter definitivo e insanável. Da mesma forma, o relatório do desembargador cita quatro processos no TCE-RJ [nº 251497-0/00 (Acórdão nº 3/2007), nº 250901-0/03 (Acórdãos nº 353/2006 e 354/2006), nº 251798-8/03 (Acórdãos nº 279/2006 e nº 281/2006) e processo nº 251952-6/03 (Acórdão 29/2006)], todos com sentença transitada em julgado".

"Diante da confirmação do caráter insanável da rejeição das contas em ambos os tribunais de contas, o relator votou pela manutenção do indeferimento da candidatura. Os demais membros da corte votaram unanimemente com o relator".

5 comentários:

Anônimo disse...

Se fosse um cidadão comum que tivesse roubado pão para alimentar os filhos, estaria preso. Mas estes bandidos que roubam o dinheiro público, que é da população, ficam livres e ainda recebe votos do povo , que são prejudicados por eles. Vai entender...
Rosinha tbm não será diferente...
Pobre Campos!!!

Anônimo disse...

Concordo com o comentário anterior. O mesmo acontece com o ex-prefeito de Carapebus que tirou e tira o pão da boda de muitos pobres e nunca foi e nem será preso, enquanto isso Carapebus está entregue a SORTE e cada vez mais jovens e até crianças se alimentam de drogas debaixo das vistas das autoridades...

Anônimo disse...

Como pode inocentes carregar tanta miséria em nosso Município (Carapebus)? Enquanto "alguns" desfrutam e tripudiam sobre os pobres ostentando riquezas que pertence ao povo.

Anônimo disse...

Miséria e pobreza em Carapebus?!?!?!?! Acho que vcs não sabem o que é realmente pobreza ou miséria ... Engraçado, aqui não tem mendigo, nem gente pedindo esmola, mas tem muita gente que não gosta de serviço um bando de desocupado que fica a espera de cesta básica e outros benefícios que o município proporciona.
E quanto às drogas, em todo lugar tem, me diz o nome de algum município, estado ou país onde essa maldita erva não esteja, SE EXISTIR ME AVISEM, POIS ESTAREI MUDANDO PRA LÁ ...

Anônimo disse...

Como fica a situação de CARAPEBUS sem prefeito??? Se com prefeito o povo já era PREJUDICADO...
O culpado dessa situação de Carapebus é o próprio POVO, por eleger POLÍTICO COM "FICHA SUJA", ou seja, " FUCHA IMUNDA"...Todos já sabiam somente não acreditavam.

Teste

Teste