Foto: Rafael Peixoto |
O resfriador começou a funcionar nesta segunda-feira (31), colaborando com a atividade de mais de 200 produtores ligados à Associação dos Produtores Rurais de Santa Maria de Campos (Aprusmac). Os trabalhadores vieram também buscar a renovação da Guia de Trânsito Animal (GTA), uma exigência do Ministério da Agricultura, emitida pela superintendência de Agricultura e Pecuária, junto à Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro.
— É nosso dever ajudar a quem produz na nossa terra. O Agronegócio é atualmente a grande força econômica do país, e por isso entendemos nosso papel em colaborar com quem faz esse trabalho em nossa cidade. Mantemos sempre o diálogo, e nos esforçamos junto à superintendência de Agricultura e Pecuária para atuar ao lado dessas pessoas tão importantes para a economia local – destacou o prefeito Rafael Diniz.
Implantado em 2007, pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o GTA é um documento oficial e federal, de emissão obrigatória para o transporte e a comercialização de animais em todo o país, sejam bovinos, suínos, ovinos, aves, entre outras espécies – com a exceção de cães e gatos. O GTA tem emissão competente a um médico veterinário e contém as informações sobre o destino e condições sanitárias, bem como a finalidade do transporte animal. Em Campos, todo o processo é desenvolvido pela superintendência de Agricultura e Pecuária e concluído junto à Defesa Agropecuária Estadual.
— Avaliamos as demandas desse pessoal, e de acordo com as necessidades concedemos o devido apoio a eles. O GTA é obrigatório para que possam desenvolver um serviço importante, para geração de renda deles. Está em final de validade e estamos trabalhando por essa renovação. O container do Mais Leite passou por manutenção, para ser entregue pronto para funcionamento. Vamos acompanhar o serviço nesse local e levantar a necessidade do local e as possibilidades do município, para seguir somando com a produção deles — contou o superintendente Nildo Cardoso.
O presidente da Aprusmac, Leandro Galaxe, pontuou sobre como a produção e economia da região podem avançar com o novo resfriador disponibilizado pela Prefeitura.
— São 10 mil litros produzidos neste momento, que é de entressafra, chegando ao dobro no período de safra. Com esse novo equipamento nossa produção de leite terá um crescimento de 20% na capacidade de armazenamento. Com esse avanço, poderemos chegar a 240 associados. É uma parceria em distintos aspectos que temos recebido, e que não víamos antes, um incentivo para trabalharmos e seguirmos reivindicando por melhorias, já que vemos o retorno e a disposição do município — concluiu.
Portal da Prefeitura de Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário