terça-feira, 4 de setembro de 2018

Ideb aponta piora na educação de Campos; município caiu 31 posições no ranking do Estado

Ensino municipal teve pontuação média de 4,6 nas séries iniciais; escala que vai de 0 a 10

Secretaria de Educação de Campos (Foto: Secom)
A divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) pelo Ministério da Educação (MEC), nesta segunda-feira (3), trouxe uma má notícia para Campos. O ensino municipal perdeu 31 posições no ranking das séries iniciais. As notas são de 2017 e resultaram em uma pontuação média de 4,6, em uma escala que vai de 0 a 10. A queda em relação à nota anterior é de 0,4.

Isso coloca a cidade em 79º lugar entre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro e representa uma piora no indicador, já que Campos aparecia na 48ª posição em 2015. O resultado é um pouco melhor nas séries finais, com média 3,5 e o município em 77º lugar. Mas, o resultado também é pior que em 2015, quando a cidade apareceu na 65ª posição, com nota 3,6.

Com isso, Campos ocupa a lanterna entre os municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense na séries iniciais, ao lado de Cardoso Moreira e São Francisco de Itabapoana. Já nas finais, empata com São Francisco de Itabapoana em penúltimo lugar, ficando à frente apenas de Natividade.

Na rede estadual, a nota entre turmas do 3º ano do Ensino Médio é 3,6, o que coloca Campos no 56º lugar. Já na federal, a cidade tem bom desempenho: ficou na 6ª posição, com 5,9, nas turmas do 3º ano do Ensino Médio.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Brand Arenari, o resultado é reflexo “da ruptura realizada pela atual gestão com a política de aprovação automática, que vinha sendo aplicada nos últimos anos em Campos e fazia com que o aluno da rede municipal terminasse o ensino fundamental sem domínio da leitura e escrita e nem de operações básicas de matemática. A partir do novo sistema adotado, o aluno só irá para a próxima fase se estiver realmente preparado. Um conjunto de estratégias vem sendo implementado e será intensificado a partir do próximo ano”, diz o secretário.
Brand explica que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é calculado a partir de duas bases: o resultado do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), anteriormente conhecido como Prova Brasil, e o Índice de Aprovação do Município. O secretário afirma que “Campos manteve a média do Saeb de 2015, tendo melhora em Português. Entretanto, com o fim da política de aprovação automática o índice deste quesito foi reduzido, o que fez com que a nota do Ideb caísse. É importante destacar que esta avaliação não reflete a política educacional aplicada pela atual gestão, pois foi realizada com menos de um ano de administração”.

Terceira Via

Nenhum comentário:

Teste

Teste