sábado, 31 de janeiro de 2009

31 de Janeiro: dia limite para as demissões dos terceirizados.

No Hospital de Santo Eduardo as informações são que já foram dispensados mais de 40 funcionários terceirizados.

Matéria publicada no Site da Prefeitura de Campos: www.campos.rj.gov.br

O dia 31 de janeiro é a data limite determinada pela Justiça do Trabalho para que a Prefeitura de Campos faça a dispensa de todos funcionários terceirizados. O secretário de Administração, Fábio Ribeiro, informou que a orientação da Procuradoria Geral do Município é pelo cumprimento da decisão judicial, assinada em março de 2008. Nesta segunda-feira (2) - data a partir da qual prevalecerá a ordem para os terceirizados aguardar em casa - a prefeita Rosinha Garotinho retornará ao Ministério Público para tentar homologar um novo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O objetivo é fechar um novo entendimento que contemple os terceirizados, com a possibilidade de contratação de um volume de até 60% do quadro existente.

O secretário ressalta que a prefeita Rosinha Garotinho acredita que a obediência à decisão da Justiça favorecerá um entendimento do atual governo com o Ministério Público Estadual (MPE), no sentido de homologar um novo TAC e permitir a contratação de terceirizados no decorrer dos próximos 90 dias. Durante este período, a Prefeitura estará realizando a relotação dos servidores efetivos e verificando a real necessidade de convocação de terceirizados para os serviços.

Fábio Ribeiro ressalta que, conforme seja o entendimento entre a Prefeitura e o Ministério Público e na medida que for feita a relotação dos efetivos em todas as secretarias, verificada a necessidade de pessoal, a secretaria de Administração ficará autorizada a convocar um número de terceirizados (no limite de 5.500 servidores, ou 60% do quadro atual) para completar o quadro de órgãos da municipalidade, de forma a assegurar o funcionamento dos serviços públicos.

- Nossa prioridade será arrumar, inicialmente, o efetivo da secretaria de Saúde, porque todas as ações da pasta de respostas imediatas. Afinal, a Saúde não pode esperar. Estaremos agilizando a relotação dos servidores. Este procedimento, de acordo com os serviços de cada setor, permitirá elaborar uma listagem com a real necessidade de pessoal. A partir daí estaremos fazendo a relotação - explicou Fábio Ribeiro.

Transparência - O secretário enfatizou que a prefeita Rosinha Garotinho exige transparência em todos procedimentos. "Já adotamos todas providências para que todos procedimentos sejam feitos com transparência. A prefeitura já publicou Portaria que estabelece os critérios na relotação. No caso de remanejamento, prevalece os critérios de antiguidade na função, e no caso de empate, prevalecerá a escolha pelo servidor que tiver mais idade”, detalhou Fábio Ribeiro.

10 comentários:

Anônimo disse...

Aí eu te pergunto Werneck, como 40 contratados numa fundação com um concurso realizado recentemente em 2008????Pra que concurso então??

Anônimo disse...

Digo,2007???

L Werneck disse...

O dilema é o seguinte: concursado tem direitos legais e totais,isto é um fato. Mas em muitos casos, os terceirizados são mais eficientes e atenciosos do que eles. Muitos concursados só vem aqui para no hospital mesmo é pra dormir e contar vantagem.
Essa é a realidade.
A imensa maioria desses concursados que trabalham, por exemplo, aqui no Hospital de Santo Eduardo não são úteis à população. Prefiro a eficiência, muitas das vezes, dos terceirizados, porque eles precisam e dão mais valor ao emprego.

Flavia D'Angelo disse...

Pois é Werneck,pegando o gancho do comentário, isso não se discute, mas a constituição é para ser cumprida.Se os concursados não cumprem com suas obrigações, ou são desnecessários, cabe a direção do hospital reavaliar e supervisionar tal situação, pois essa é sua obrigação.Se estão dormindo, não há necessidade destes neste hospital, então que sejam remanejados para lugares que realmente necessitem deles.Isso é questão de chefia.Se não tem serviço, tira e relota.Não se esqueça que terceirizados aí são vigias e atendentes de recepção, portanto, não sei como eles podem ser mais eficientes que os médicos,enfermagem,fisioterapeuta e dentista, só se eles agora também fazem consulta...rsrsrs.O resto, é só concursado, então, é melhor fechar o hospital.Se ficarem só os terceirizados, ficarão os vigias, as cozinheiras,o pessoal da recepção e a turma da administração!!Será que vai servir então para a população!??Serão eficientes para atendimento da população???.E mesmo insatisfeito com alguns, existe a carta magna, a constituição, e essa tem que ser obedecida.Reclame para a direção, use seu blog para denúncias, assim, vai contribuir com a melhoria do atendimento.AH,esquecí, também tem terceirizado o pessoal da limpeza(maravilhosos, diga-se de passagem). Será que conseguem reverter um infarto, um edema, puncionar uma veia,fazer canal???Seria hilário.Eficiente ou não, muitos estudaram,gastaram e se dedicaram para passar no concurso, e tenho certeza que também existem muitos eficientes na fila de espera para o emprego no qual foram aprovados.Muitos reclamam que o Posto de Santa Maria não funciona:lá só tem contratado!Entende a discrepância??Com esse comentário vc ratifica que Santo Eduardo não precisa de hospital??

L Werneck disse...

Acho que você complicou o assunto. Não comparei eficiências nem cargos.
Cada um sabe, ou pelo menos deveria saber das suas obrigações.

Flavia D'Angelo disse...

"A imensa maioria desses concursados que trabalham, por exemplo, aqui no Hospital de Santo Eduardo não são úteis à população. Prefiro a eficiência, muitas das vezes, dos terceirizados...".Foi isso que falou,Werneck.Então,concursados são os da área médica e dentistas, terceirizados, os de serviços de atendimento, limpeza e administração.Não vejo como a eficiência deles bastaria ou superaria a dos concursados para a manutenção do Hospital. Não desmereço ninguém, mas continuo dizendo que cabe a direção reavaliar os profissionais. Mas nada disso justifica o descumprimento da constituição. Continuo afirmando, o Posto de Santa Maria é alvo de reclamação da população, e recai sobre o Hospital os serviços que deveriam ser prestados por esse.Se fosse para comparar,lá só tem contratado, em sua maioria, apadrinhados políticos, que se acham intocáveis, como ficaram por 12 anos praticamente. Onde estão os agentes comunitários, contratados, que chegam a 50, e eu nunca ví atuarem??Quantas vezes o Enfermeiro de Santa Maria vai por semana?Sabia que ganha para ir todos os dias??Então, em Campos, acredito hoje que, contratado tem mais valor e regalias que os funcionários efetivos.Isso acontece em cidades pequenas.Temos que valer nossos direitos e deveres de cidadãos, os fins não justificam os meios.Fiscalizar e cobrar da direção, esse é o caminho.Então,vamos a luta pela melhoria!Mas tudo dentro do que rege a legislação, para aí termos direito de cobrança.Sem respaldo, não temos argumentos.

Flavia D'Angelo disse...

Médico intensivista e com experiência de mais de seis anos atendendo à comunidade de Santo Eduardo, Ernani Esteves espera ampliar os serviços da unidade de saúde, que promove, em média, 13 mil atendimentos/mês em ortopedia, cardiologia, ginecologia, odontologia, fisioterapia e serviços laboratoriais.

O Hospital que funciona em regime de 24h de plantão atende não só a comunidade de Santo Eduardo, assim como: Santa Maria, Espírito Santinho, Usina Santa Maria, Serrinha, dentre outras.

Flavia D'Angelo disse...

O Hospital de Santo Eduardo realiza uma média de cinco mil atendimentos por mês e conta com aproximadamente 100 funcionários. A unidade vem recebendo investimentos da FJBM. Dentre eles, um dos principais foi o laboratório de análises clínicas, inaugurado neste ano para a realização de exames como os de hematologia, bioquímica, urina e fezes. Exames que antes levavam cerca de 20 dias, pois precisavam ser enviados para o Centro de Campos, hoje ficam prontos em no máximo dois dias.

L Werneck disse...

Obrigado pelas informações. Se todos os concursados e terceirizados fossem como você, com certeza tudo andaria muito bem, mas..........o que nos resta mesmo é torcer pra que tudo melhore. Essa é a questão, a pertinência.

Flavia D'Angelo disse...

Pois é Werneck, vc tem um instrumento fortíssimo que é seu Blog.Divulgue o que acontece, fiscalize junto com a população, cobre por um atendimento qualificado, que é nossa obrigação, não favor.A população merece, e vc tem seu papel nisso.De sua leitora assídua.

Teste

Teste