sábado, 10 de janeiro de 2009

Conflito Israel - Faixa de Gaza: Lula pode ser mediador do conflito

Lula com Mahmoud Ahmadinejad
Bandeira da Palestina
Bandeira de Israel
Lula com Shimon Peres

Irã afirma que 'pessoas confiáveis' como Lula podem ajudar em Gaza

Agência AFP

BRASÍLIA - O Irã enviou um emissário especial ao Brasil para entregar a Luiz Inácio Lula da Silva uma mensagem sobre a ofensiva israelense na Faixa de Gaza, na qual assinala que 'pessoas confiáveis' como o presidente brasileiro podem 'corrigir as falhas' da atual diplomacia na região.

Em nota, a embaixada iraniana anunciou que o ministro de Assuntos Cooperativos, Mohammad Abbasi, entregou uma mensagem que trata da 'condenação do regime invasor da Palestina, que ataca o povo indefeso da Faixa de Gaza, e da responsabilidade internacional de governos e iniciativas para por fim a esta crise'.

- O envolvimento de novas personalidades, confiáveis, nas atividades de intermediação sobre a questão da Palestina - como os presidentes Lula e seu colega iraniano, Mahmud Ahmadinejad, 'podem corrigir as falhas cometidas pelos intermediários tradicionais, inclusive os Estados Unidos', destaca o texto.

O emissário iraniano se reuniu com o assessor especial da presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, que reafirmou a mensagem de Lula no sentido de que devem ocorrer 'esforços para o imediato fim das hostilidades' na Faixa de Gaza.

Abassi chega ao Brasil nas vésperas da viagem do chanceler Celso Amorim a Israel, territórios palestinos, Jordânia e Síria, para apoiar um cessar-fogo em Gaza e entregar ajuda humanitária.

O presidente iraniano enviou 22 emissários, a vários países, para pedir apoio contra os ataques israelenses, que já mataram mais de 800 palestinos, e contra o bloqueio imposto à Faixa de Gaza.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sobre ser "confiável" depende do REFERENCIAL, não concordam???????

Teste

Teste