quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Macaé dá exemplo: Prefeitura intensifica prevenção contra Gripe A


No primeiro dia da Campanha de Homeopatia para Gripe A em Macaé, mais de mil pessoas receberam a dose do medicamento, que visa minimizar os sintomas da doença. A Campanha, é promovida pela prefeitura de Macaé por meio da secretaria de Saúde e Coordenação Saúde Coletiva.
Nesta segunda-feira (3), profissionais de saúde deram a dose homeopática e orientaram a população com distribuição de folder sobre a epidemia do vírus influenza H1N1. A secretaria de Saúde está disponibilizando cem mil doses do medicamento homeopático. Profissionais de saúde montaram um estande para atender a população.
Segundo a coordenadora de Saúde
Coletiva, Laila Nunes, a Campanha Homeopática tem objetivo prevenir a população.
- Não é vacina, é uma dose homeopática. Caso o vírus venha a se manifestar, a tendência é de deixar a doença mais branda. O vírus é transmitido de pessoa para pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções
respiratórias de pessoas infectadas. Nossa equipe de saúde estará espalhada em toda a cidade, administrando o medicamento e orientando a população, comentou a coordenadora.

O medicamento está sendo distribuído gratuitamente, e pode ser usado por pessoas de todas as idades, principalmente pelas que estão enquadradas nos grupos de risco - como gestantes, crianças e idosos, além de cardíacos e pessoas com problemas
respiratórios.
Os medicamentos utilizados são o Influenzinum e o Bryonia, usados inclusive durante a pandemia de Gripe Espanhola, oriunda na Europa em 1918, e a Gripe Asiática, em 1957.

O
Influenzinum produzido a partir do vírus atenuado da gripe espanhola, é indicado para quem não está com os sintomas da gripe e tem como objetivo diminuir a sensibilidade da população ao vírus. Já o Bryonia tem como função minimizar agravamento da doença, dos pacientes sintomáticos.
Os medicamentos, conhecidos como
bioterápicos, foram escolhidos a partir do “gênio epidêmico”, onde foram traçados os principais sintomas apresentados pelos pacientes como febre alta, tosse, dores musculares e no corpo.

Nenhum comentário:

Teste

Teste