sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Receita contra o câncer: exercícios e alimentação

Pesquisa do Inca mostra que fazer ginástica e optar por comida saudável previne contra 19% dos tipos de tumores. Em alguns casos, o percentual sobe para mais de 60%

Manter uma alimentação saudável, controlar o peso e praticar exercícios físicos são atitudes que podem evitar 19% dos casos de câncer no Brasil. O índice sobe para 63% em tumores de boca, faringe e laringe, e 60% nas neoplasias de esôfago. As conclusões são de um estudo divulgado ontem pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), que relaciona os hábitos de vida dos brasileiros com a incidência de câncer no País.

Segundo o nutricionista do Inca Fábio Gomes, os resultados não surpreendem quem está envolvido com as pesquisas, mas representam um grande avanço no combate à doença.

“É difícil as pessoas reconhecerem que o câncer pode ser prevenido. A população precisa saber disso para adotar um estilo de vida adequado e para que possamos conquistar melhorias em políticas de promoção à saúde”, avisa Gomes.

A publicação ‘Políticas e Ações para a Prevenção do Câncer no Brasil’ revelou ainda que controlar o peso sem praticar atividades física também evita 13% dos casos de câncer.

Gomes explica que ingerir frutas, legumes e verduras ajuda a proteger o corpo de fatores cancerígenos. Segundo ele, pessoas obesas estão mais propensas a desenvolver tumores, uma vez que a gordura produz compostos que facilitam a inflamação das células.

“Alimentos naturais podem proteger as células. Eles também são capazes de ‘consertar’ as células afetadas por agressões e até eliminar as precursoras do câncer”, esclarece Gomes. “O alerta serve não só para quem está acima do peso, mas também para quem está magro mas se alimenta mal”.
Qualquer que seja a idade, o importante é mudar o estilo de vida. Gomes explica que pessoas idosas que nunca tiveram hábitos saudáveis podem aumentar a expectativa de vida em alguns anos se começarem a ter hábitos saudáveis.

“Tumores em órgãos que fazem parte do sistema digestivo são os maiores beneficiados nesse processo de mudança, mas câncer de pulmão, útero e próstata também são diminuídos com ingestão de saladas e frutas e a prática de atividades físicas”, afirma o profissional.

Dicas simples

O Inca também alerta para medidas simples que podem ser aplicadas na maioria das regiões brasileiras, como consumo de água potável, e cuidado com a higiene e conservação dos alimentos. Ainda de acordo com o órgão, dos 375 mil casos da doença estimados para os próximos dois anos, 112 mil seriam evitados se fosse banido o consumo de tabaco. A combinação de alimentação saudável com atividades físicas evitaria 131 mil tumores.

Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Teste

Teste