sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Teste reprova cinco sucos artificiais de frutas

Estudo do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) mostrou que bebidas artificiais à base de frutas não são tão saudáveis quanto o que as embalagens sugerem. De 12 marcas analisadas, 5 apresentaram açúcar e conservantes em excesso. O órgão criticou a legislação imposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que não indica os percentuais mínimos de polpa de fruta que os sucos devem ter. O Idec também apontou como falha a não obrigatoriedade de esses percentuais serem informados nas embalagens.

Os critérios utilizados foram a indicação ou não da frase ‘não contém glúten’ no rótulo, a presença de aromatizantes e corantes, e a quantidade de açúcar dos produtos. Ao final da análise, o Idec reprovou o Sabor Tropical Maracujá Carrefour, Suco de Abacaxi Maravilha, Suco Tropical de Manga Jandaia, Bebida Mista de Frutas Verdes Skinka e Bebida de Frutas Sabor Uva Del Valle Frut. O consumo deles não é aconselhado pelo instituto.

“Os corantes tartrazina e amaranto e o conservante benzoato de sódio podem causar reações alérgicas e até o aumento de distúrbios de atenção e hiperatividade infantil”, explica a coordenadora da pesquisa, Vera Lúcia Barral. O benzoato está nos produtos Carrefour, Maravilha, Jandaia e Skinka, que ainda temtartrazina. O Del Valle tem os corantes amaranto, tartrazina e azul brilhante. “Não é indicado transformar em hábito o consumo dessas bebidas. O ideal é que a criança beba sucos naturais, feitos em casa. Também é fundamental ficar atento aos rótulos. O suco do tipo néctar, por exemplo, tem muito açúcar. Esse excesso pode causar prisão de ventre, dificuldade de digestão e obesidade”, alerta Barral.

PROBLEMAS ENCONTRADOS E A RESPOSTA DAS EMPRESAS

ABACAXI MARAVILHA

Contém excesso de conservantes, como o benzoato de sódio. A empresa Sumo, responsável pela marca, afirmou que o produto está de acordo com a legislação imposta pela Anvisa. Segundo a empresa, os conservantes utilizados só fazem mal à saúde se a concentração estiver acima do que é permitido pelas normas.

DELVALLE FRUT
Composto pelos corantes amaranto, tartrazina e azul brilhante, além de adoçantes, que podem fazer mal às crianças. A Coca Cola, responsável pela bebida, informou que os ingredientes estão de acordo com a legislação e são seguros para uso nas quantidades utilizadas.

FRUTAS VERDES SKINKA
Utiliza benzoato de sódio e o corante tartrazina. Segundo a Schincariol, a bebida atende às normas da Anvisa. Em relação ao corante, a empresa afirma que está dentro dos limites máximos permitidos. A empresa ressalta que o produto também é oferecido em embalagem Tetra Pak, na qual não é utilizado nenhum tipo de conservante.

SUCO DE MANGA JANDAIA
Contém excesso de conservantes, como o benzoato de sódio. A Jandaia esclarece que o produto é fabricado de acordo com a legislação em vigor. A empresa discorda que os sucos prontos não sejam saudáveis.

MARACUJÁ CARREFOUR
Contém excesso de benzoato de sódio. O Carrefour informa que o suco é desenvolvido seguindo rigorosamente a legislação vigente no Brasil.

Por Clarissa Mello - O Dia

Nenhum comentário:

Teste

Teste