quinta-feira, 5 de julho de 2018

Epidemia de chikungunya leva Prefeitura de Campos a decretar situação de emergência

Do início de 2018 até o momento, foram registrados mais de 2.500 casos da doença na cidade.
Campos dos Goytacazes vive epidemia de chikungunya (Foto: Rodrigo Silveira/Prefeitura de Campos)
Campos dos Goytacazes vive epidemia de chikungunya (Foto: Rodrigo Silveira/Prefeitura de Campos)
A Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, decretou situação de emergência na área da saúde pública devido à epidemia de chikungunya do município. Do início de 2018 até o momento, foram registrados mais de 2.500 casos da doença na cidade.

De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (5), está autorizado o remanejamento de servidores públicos e prestadores de serviço para atender às demandas prioritárias da Secretaria de Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses.

Ainda segundo o decreto, fica permitido o ingresso forçado em imóveis particulares, nos casos de recusa ou de ausência do responsável que possa dar acesso, quando isso se mostrar fundamental para a contenção da doença ou agravo à saúde dos moradores vizinhos.

Para o ingresso forçado ser autorizado, os agentes que visitam os imóveis deverão fazer relatório constatando risco à saúde pública, documentando com fotos e ou filmagens e detalhando a necessidade da entrada.

O texto do decreto diz também que a Prefeitura "deverá solicitar apoio ao Governo do Estado do Rio, através da mobilização da Força Estadual de Saúde, bem como ao Governo Federal, para auxiliar no atendimento de saúde e no combate ao mosquito Aedes Aegypti durante o período de emergência".


Segundo a Secretaria de Saúde, desde o mês de maio, quando foi constatada infestação do mosquito no município, a Prefeitura de Campos vem adotando medidas como reforço dos mutirões nas regiões com alto índice do Aedes aegypti, descentralização do atendimento primário na rede de saúde, ampliação da atuação dos carros fumacê e motofogs, aumento do número de testes laboratoriais na rede básica de saúde, e mutirão de identificação de proprietários de terrenos para que façam a limpeza.

G1 Norte Fluminense

Nenhum comentário:

Teste

Teste