terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Infestação de escorpiões assusta moradores de Morro de Coco

O problema ocorre há meses e nenhuma providência foi tomada até o momento
Peçonhento, o animal já fez várias vítimas e os moradores temem que outros incidentes aconteçam caso nada seja feito
A população de Morro do Coco está assustada com a infestação de escorpiões em várias ruas do distrito. Segundo um morador, o problema ocorre há meses e nenhuma providência foi tomada pelos órgãos competentes.
Peçonhento, o animal já fez várias vítimas e os moradores temem que outros incidentes aconteçam caso nada seja feito.
“A gente tem levado esse problema à Prefeitura, mas até o momento nada foi feito. Na semana passada, uma equipe do CCZ [Centro de Controle de Zoonoses] esteve aqui, tomaram conhecimento do caso e disseram que retornariam na data de ontem (03/12), mas não marcaram nenhuma presença”, lamentou o morador informando, ainda, que outros focos do animal têm aparecido em locais distintos.
O escorpião é um animal que tem um ferrão na ponta da cauda, cujo veneno pode causar acidentes graves em crianças e idosos. Eles vivem em terrenos baldios com mato e lixo, embaixo de pedras, pilhas de tijolos, telhas e montes de lenha. No campo, vivem sob as cascas das arvores, cupinzeiros, barrancos e troncos apodrecidos.
Em nota, a Prefeitura de Campos informou que "uma equipe do setor  de Controle de Animais Peçonhentos e Sinantrópicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) esteve na última semana em Morro do Coco, onde foi feita uma busca e encontrado um escorpião. A equipe retornará ainda esta semana para nova captura do animal, caracterizado como peçonhento, além de orientação à população.  Apesar do escorpião ser útil vivo para o CCZ, para ser encaminhado ao Instituto Vital Brasil para produção de soro, em situações de emergência, o responsável pelo setor, o médico-veterinário Flávio Soffiati, orienta a população a matar o animal. Ele também reforça a necessidade de manter o ambiente limpo e sem entulhos. O escorpião é um animal exótico e perigoso. O telefone para chamado no setor do CCZ é o (22) 98126 5234, que também responde via Whatsapp. Sempre que vai aos locais indicados, o CCZ captura os animais vivos e encaminha para produção de soro".

PREVENÇÃO:

Evite acumular lixo e entulho perto de casa;
Tape as frestas e buracos das paredes;
Sacuda sapatos e roupas antes de usá-los;
Não guarde objetos embaixo das camas;
Afaste as camas das paredes;
Manuseie com cuidado telhas e tijolos acumulados;
Atenção ao pegar lenhas ou quando estiver capinando;
Use botas quando estiver trabalhando pisando em folhas, capim seco e úmido;
Cuidado ao trabalhar com carregamentos de lenha, madeira tijolos e telhas;
Preserve os sapos: eles são predadores naturais dos escorpiões.
Em caso de acidentes, leve o acidentado imediatamente ao hospital mais próximo de sua região para tomar o soro apropriado. Se possível leve o escorpião para identificação. Isso facilitará na hora do atendimento.

Fonte: Ururau

Nenhum comentário:

Teste

Teste