quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Prefeitura de Campos assina convênio com consórcio da Bacia do Itabapoana

Foto: Roberto Joia
Roberto Henriques, assinando o documento do convênio de cooperação técnica e financeira com o consórcio.

Leia a reportagem sobre o assunto clicando no link abaixo:

http://www.campos.rj.gov.br/noticia.php?id=20569

Obs: todas as vezes que Campos participou "efetivamente" do Consórcio da Bacia do Itabapoana deixou a desejar, principalmente na questão que engloba as responsabilidades com a região de Santo Eduardo, que insere Campos na Bacia. Inclusive, nunca é demais lembrar, que por estas bandas a prefeitura não investe em infraestrutura, saneamento básico, e não assume um papel de liderança e apoio aos municípios mais pobres, que em tese, seria um dos principais comprometimentos da participação de Campos com este consórcio.
Ou seja, até hoje, muito blá-blá-blá e poucas ações concretas para a melhoria na vida dos moradores dessa região, que é considerada um bolsão de miséria em nosso país, uma vergonha por sinal, porque, principalmente em Campos o que não falta é recurso financeiro.
Aspécto do córrego São Sebastião que desemboca no Ribeirão Santo Eduardo, totalmente poluído pelo esgoto das casas da comunidade do 69.

Em Setembro do ano passado o Ribeirão Santo Eduardo ficou com as suas águas totalmente esverdeadas, provocando a morte de peixes. O caso, pelo que se sabe, não foi investigado com profundidade pelas autoridades de Campos e ninguém foi punido por este desastre ambiental.
Mapa da Bacia do Itabopoana
Abaixo, um relato do Ministério da Integração Nacional sobre a Bacia do Itabapoana:

A Mesorregião da Bacia do Itabapoana é caracterizada pela existência de grandes desigualdades espaciais e graves problemas socioeconômicos. No entanto, identifica-se um grande potencial de desenvolvimento,
principalmente em algumas cadeias produtivas como a da fruticultura, da apicultura, da floricultura, do turismo e da aqüicultura. Além destas, a Mesorregião possui ainda outras cadeias produtivas com expressivo potencial para exploração, é o caso da pecuária bovina, da cana-de-açúcar e das atividades ligadas ao petróleo.

Estamos esperançosos para que o Governo Rosinha assuma um papel estratégico e de liderança no consórcio da Bacia do Itabapoana, não se esquivando dos compromissos assinados e promova o desenvolvimento da região norte do município, que há anos não recebe a atenção que merece e tem direito.

Estamos de olho, atentos e confiantes.


Um comentário:

Anônimo disse...

Alaerce:
Concordo plenamente com vc com relação ao comentário sobre o consórcio da bacia. É isso que vemo desde que se falou em managé por essas bandas e sentimos na pela a decepção com ações que não aconteceram mas que por um tempo nos encheram de esperança. Abraços.

Teste

Teste