quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Educação estadual entra em greve a partir de terça-feira, segundo o SEPE

Recebi o e-mail e repasso a informação:

Centenas de profissionais de educação do estado, reunidos hoje em assembléia no auditório do Sindjustiça, decidiram entrar em greve a partir da próxima terça-feira, dia 8 de setembro, para acompanhar a votação do Projeto de Lei 2474 de autoria do governo do estado, previsto para ser votado nesse dia. Na terça-feira, às 12h, ocorrerá uma marcha da Candelária até a ALERJ em defesa do Plano de Carreira e pela incorporação imediata da gratificação do Nova Escola. Na ALERJ, os professores e funcionários acompanharão a votação do projeto e realizarão uma assembléia geral.

A assembléia hoje aprovou que os profissionais de educação realizarão aulas amanhã e sexta-feira. Nas aulas, as professoras vão mostrar à comunidade escolar o conteúdo do movimento em defesa do Plano de Carreira. Serão mostradas, por exemplo, as tabelas com a redução do orçamento da educação que o PL 2474 provocará. Nesses dias, as escolas também vão organizar reuniões com os pais com o mesmo objetivo de mostrar o conteúdo da mobilização.

O Projeto Lei 2474 foi encaminhado para a ALERJ no final de agosto sem qualquer consulta prévia aos professores e funcionários. Além disso, ele modifica para pior um dos principais pilares do plano de carreira da categoria, reduzindo de 12% para 7,5% o interstício entre os níveis. Outro ponto do PL que revoltou os profissionais da educação é o prazo que o governo estabeleceu para incorporar o Nova Escola: seis anos! Significa dizer que a última parcela da incorporação será paga pelo governador que vencer as eleições de 2014!

Professores e funcionários têm feito vigílias quase diárias na ALERJ, com a presença maciça da categoria. O sindicato também vem negociando com os deputados a inclusão de emendas que defendam nossos direitos, para que o PL não seja aprovado com o texto original, cujo teor é um verdadeiro ataque à educação pública. Assim, o sindicato solicitou aos deputados que votem nas emendas cujo teor garanta:

1) A manutenção dos 12% entre os níveis;

2) A diminuição do prazo para a incorporação do Nova Escola - durante este governo;

3) A inclusão dos professores de 40 horas, dos Animadores Culturais e Funcionários Administrativos no Plano de Carreira;

4) A inclusão de mestrado e doutorado como níveis do Plano de Carreira;

5) A data-base para o funcionalismo.


Agora é GREVE!


abração


Silvana Nascimento

Secretaria de Imprensa

Sepe-Nucleo Campos

Nenhum comentário:

Teste

Teste