domingo, 20 de setembro de 2009

Itaperuna promove hoje a 2ª Parada GLBT



Apesar dos avanços da ciência, da tecnologia e dos direitos humanos neste século, o Brasil ainda é cenário dos mais variados tipos de discriminação contra o negro, a mulher, o pobre, a criança e também aos homossexuais. Essa discriminação é visível nos salários mais baixos, na dificuldade de obter emprego por causa da cor da pele ou na omissão dos poderes públicos. Como conseqüência, os negros, por exemplo, são encarados como suspeitos apenas por serem negros ou os homossexuais são discriminados apenas por causa da sua orientação sexual. Viver numa sociedade que respeita o convívio entre as diferenças é sinônimo de civilidade e de respeito ao próximo.

Todo e qualquer tipo de discriminação é totalmente incompatível com os ideais de cidadania. É possível, sim, educar para a igualdade e nos organizarmos para impedir que a sociedade construa seus alicerces sobre o preconceito. A parada gay em São Paulo pode ser entendida como exemplo dessa visão amplamente aceita no mundo inteiro. A orientação sexual de terceiros não pode ser motivo de preconceito por parte de ninguém. A sexualidade dos outros não diz respeito a ninguém, somente ao próprio indivíduo. Milhões de pessoas nas ruas é uma demonstração de maturidade da nossa sociedade que já parece ter percebido o óbvio: viver numa sociedade que sabe respeitar as diferenças.

Quando alguém ou um grupo julga uma pessoa não pelo que ela é, mas por sua nacionalidade, cor, sexo, orientação sexual, isto é discriminar. Trata-se de um hábito muito antigo em quase todos os povos do mundo, aprendido pelas crianças ao copiarem muitas vezes as atitudes de seus pais, com consequências medonhas na forma de guerras e opressão de grandes parcelas da população. Apesar de ser muito difícil mudar opiniões aprendidas na primeira infância, não é impossível exercitar a tolerância na forma de controle de ações discriminatórias. Exemplo disso são as manifestações dos homossexuais na parada gay de São Paulo e em outros países do mundo que já aceitam e acham importante conviver com as diferenças .

Hoje, portanto, na região Noroeste do Estado do Rio, mais precisamente em Itaperuna,a população como um todo, terá uma grande oportunidade de encarar estes preconceitos de frente e jogá-los fora na mesma hora, no mesmo instante; afinal, para quem ainda não sabe, estamos no Século 21 minha gente! e é bom acordar enquanto é tempo, porque o mundo será bem melhor sem esse sentimento que só destroi e segrega. Quem não agir assim vai correr o risco de sentir na própria pele o que é ser discriminado, como são as minorias em todo o mundo.

Entendeu?

5 comentários:

Anônimo disse...

DESDE QUE O MUNDO É MUNDO O PRECONCEITO É FATO, E INFELIZMENTE PRESENTE EM NOSSAS ATITUDES, ATÉ NAS MAIS INCONSCIENTES...(QUANTAS VEZES TROCAMOS DE LUGAR NUM ÔNIBUS, QUANDO ALGUÉM SUJO E MALTRAPILHO SENTA AO NOSSO LADO ???)
JESUS AO SER CRUCIFICADO, FOI VÍTIMA DE PRECONCEITO, SÓ PORQUE ERA DIFERENTE DO CONCEITO DE SER HUMANO NORMAL...
QUANTOS "JESUS" SÃO CRUCIFICADOS ATÉ HOJE (TODOS OS DIAS) POR PENSAREM DIFERENTE, POR REZAREM OUTRO CREDO, POR AMAREM UM SEMELHANTE, POR TEREM MAIS PIGMENTAÇÃO NA PELE ????? MILHARES...
E TUDO FICA PARECENDO NORMAL...
SEM PUNIÇÕES, SEM CULPAS... ENQUANTO O VERDADEIRO ANORMAL, O DIFERENTE, É AQUELE QUE NÃO RESPEITA, QUE AGRIDE, QUE HUMILHA O SEU PRÓXIMO, E CHEGA ATÉ MESMO A MATAR...
NUM MUNDO DE TANTAS VERTENTES, DE MUITAS CIÊNCIAS E POUCA FÉ, O PRECONCEITO JÁ DEVERIA SER PASSADO, UMA PALAVRA EM DESUSO E UM SENTIMENTO HÁ MUITOS EXTINTO DOS CORAÇÕES HUMANOS...

VIVA AS DIFERENÇAS !!!

" VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ !!! "

POIS A MAIOR DAS VERDADES, CERTOS OU ERRADOS, É QUE:

"CADA UM SABE A DOR E A DELÍCIA DE SER O QUE É !!!!!!!"

UM ABRAÇO !

Oséias disse...

Antes de falar de Jesus procure ler a Biblia.
Comece por Romanos, lá você verá o que é o Homossexualismo aos olhos de Deus.
Que Deus te Abençoe.

Sandra disse...

Nâo sei se em Itaperuna é assim mais em São Paulo a prefeitura banca essas paradas.
Não sou homófobico, mas não vejo motivo por que os cidadãos, que pagam para sustentar a prefeitura, têm de ser obrigados a pagar para celebrar a sexualidade dos outros.
Concordo com o Oséias.

Alex disse...

Senhor Oséias, creio que seu comentário foi de certa forma infeliz. Afinal, se verificarmos na Bíblia todas as formas ditas corretas de vivência entre os seres humanos, o senhor seria o primeiro a ser cruxificado ao desobedecer o maior mandamento da lei de Deus (que o senhor como religioso que se apresenta) deve conhecer perfeitamente: "Amar a Deus sobre todas as coisas" e "amar ao próximo como a ti mesmo", será que o senhor se ama?
Se o fato de não estarmos coniventes com o que está escrito na Bíblia for realmente uma vertente para sermos excluídos e perseguidos, tenha a certeza, não existirá qualquer indivíduo na terra que chegará aos céus. Por fim quero lhe dizer, que mesmo que seja contra a minha pessoa, como indivíduo que sou, te amo como irmão e oro a Deus por tuda vida, porque Deus está na minha vida, no meu coração. E como ele sempre sabe de todas as coisas, eu não teria porque mentir para mim mesmo sobre esta declaração. Meu Deus é vivo dentro de mim, e Ele se preocupa comigo como um filho! amém Sr. Oséias!

Oséias disse...

Embora o Sr. Alerx tenha colocado palavras que eu não disse, e isso seja muito comun neste tipo de debate, quero dizer que amamos o homossessual, mas não o pecado que ele comete.A bilia é perfeita e nela não há desculpa, a pratica homossexual é errada sim perante Deus.Como disse não excluo ou discrimino as pessoas apenas mostro a ela a visão de Deus sobre o assunto, como disse leia Romanos, ou melho a Biblia inteira.
Já este movimento sou contra mesmo o homossexualismo deturpa valores, pensem nas crianças, na familia.
Fica na paz e que Deus te abençoe.

Teste

Teste