sábado, 19 de setembro de 2009

Bacia do Itabapoana: curso de gestão estratégica em Grussaí

Rio Itabapoana, que divide os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Com o objetivo de difundir o potencial de 12 municípios integrantes da região do Itabapoana, as secretarias estaduais de Obras e Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, promovem o Curso Internacional de Gestão Estratégica de Desenvolvimento Regional e Local. As aulas acontecem do próximo dia 21 a 9 de outubro, no Sesc de Grussaí, em São João da Barra, no Norte fluminense.

O curso será ministrado pelo Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social (ILPES), órgão vinculado à Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal). E vai capacitar técnicos das prefeituras, secretarias e órgãos do estado, instituições privadas e organizações da sociedade civil atuantes na região para a elaboração e gestão de planos estratégicos de desenvolvimento regional e local, abrangendo aspectos econômicos, sociais e políticos.

Está prevista a realização de exercício prático, com a elaboração de planejamento estratégico em que serão empregados os conceitos abordados durante o curso. Além disso, serão realizadas entrevistas com lideranças e agentes atuantes na região, para melhor análise dos territórios e para subsidiar um diagnóstico regional sob as perspectivas das ações e intervenções públicas e privadas.

Os 12 municípios que compõem a mesorregião do Itabapoana são Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Itaperuna, Italva, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula, São Francisco do Itabapoana, São José de Ubá, São João da Barra e Varre-Sai.

Fonte: Portal de notícias do RJ

3 comentários:

Alaerce disse...

Espero que saia do papel, do discurso; e atue de forma concreta e verídica nas questões ambientais de nossa região.

Alaerce disse...

Estou torcendo para que estas ações saiam do papel, do discurso, e viabilize aogo de concreto para a população. Temo um discurso "manageio".

Alaerce disse...

Há e dos aspectos ambientais quem cuidará? Estou sem saber a cargo de quem está esta pasta. Acho que foi para o filme "esqueceram de mim 2009".

Teste

Teste