O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) começou a analisar se acolhe a denúncia oferecida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra o prefeito de Apiacá, José Chierici Filho, seu vice, Acyr Baptista Laurindo e mais quatro vereadores do município. Eles são acusados de corrupção eleitoral e formação de quadrilha.
Na sessão, cinco juízes acompanharam o relator do processo, o juiz Dair José Bregunce, que apresentou voto favorável para o acolhimento da denúncia. Apesar da unanimidade dos votos até o momento, a definição só deve ocorrer na próxima sessão do TRE, já que a juíza Eloá de Mattos pediu vista.
O prefeito e o vice, além dos vereadores Márcio José de Mello Chierici, Rui Gomes da Silva, Edmar Araújo Oliveira e Sebastião Carlos Pedrosa chegaram a ter seus mandatos cassados pela juíza de Apiacá, Kely Kiefer, em agosto deste ano. A cassação teve como base um inquérito da Polícia Federal que alega que os acusados praticaram abuso de poder econômico e de autoridade na última eleição. Eles teriam fornecido materiais de construção e realizado reforma na casa de eleitores.
Uma semana depois da decisão, o Tribunal Regional Eleitoral deu o direito deles retornarem ao cargo, numa decisão monocrática e provisória proferida pelo juiz Dair José Bregunce.
A Gazeta
Nenhum comentário:
Postar um comentário