sábado, 25 de julho de 2009

Pagamento de trabalhadores da Usina Sapucaia só com a intervenção do MP

ACERTANDO AS CONTAS Trabalhadores da Usina Sapucaia na porta no MPT Foto Ururau
Dezenas de trabalhadores estiveram no MPT para receber os direitos trabalhistas

Cerca de 80 funcionários da Usina Sapucaia estiveram na porta do Ministério Público do Trabalho (MPT), durante toda a tarde desta sexta-feira (24/07), com bolsas e pastas nas mãos esperando pelo pagamento do seguro desemprego e fundo de garantia.

Sentado no chão, em cima de uma mochila, onde permaneceu por mais de duas horas, um trabalhador que não quis se identificar, disse que era um dos que trabalhava sem nenhuma infra-estrutura na usina, quando fiscais do MPT estiveram vistoriando o local há alguns dias. Segundo ele, que é do Nordeste, ele estava ali para ir embora, mas com medo de retaliações, não quis revelar seu destino e dos demais trabalhadores.

De acordo com fontes do Ururau, os trabalhadores após receberem os benefícios, estariam retornando para suas cidades de origem.

As Polícias Federal e Militar também estiveram no local para fazer a segurança dos trabalhadores, mas a operação transcorreu normalmente.

A equipe do Ururau tentou falar com algum funcionário do MPT para saber mais detalhes sobre o pagamento, mas ninguém quis falar sobre o assunto.

Informações do Site Ururau

5 comentários:

Marcelo disse...

É uma vergonha o q essas usinas
fazem! Já trabalhei por 7 anos em
uma usina e vi de perto o sofri-
mento dos cortadores de cana. É
realmente um trabalho análogo à es-
cravidão. Apesar de gerar o desem-
prego,acho q a solução é a mecani-
zação do corte. O corte manual é
desumano!

Anônimo disse...

Já imaginou que o corte da cana é a unica renda para uma parte da populaçao campista, sem esta renda oque imagina que muitos irao fazer, trabalhar onde, pois a unica coisa que este povo sabe fazer e bem é cortar cana. Desumano vai ser quando um cara deste desesperado invadir sua casa para assaltar ou partir para traficar para colocar comida dentro de casa. Sofrimento é nao ter oque comer dentro de casa, como muitos nao tem, ver um filho emagrecer por desnutriçao. Esta é a unica fonte de renda e a unica forma de trabalho que boa parte da populaçao campista conheçe a centenas de anos, vamos lá acabar com isso e jogar ainda mais esta cidade na miseria.

Anônimo disse...

Marcelo, acredito que o senhor esteja generalizando o trabalho dos cortadores de cana. Sempre acompanhei de perto e posso lhe afirmar que o senhor está sendo leviano, inclusive ao culpar as usinas por tal.

paulo roberto xavier disse...

voce imagina que meu pai, Dulcino Chaves Xavier é seu conterraneo e filho do Julio de Aquino Xavier, que foi dono da fazenda São Tomé,onde está a pedra da solteira, que aparece na foto do seu blog e como a cidade é pequena, vai ver que somos até parentes!!!

L Werneck disse...

A pedra que aparece no Blog é a do Garrafão, símbolo de Santo Eduardo.

Teste

Teste