quinta-feira, 30 de julho de 2009

PF cumpre seis mandados. Cinco em Morro do Coco

Publicação do site UrurauFoto Ururau
Paulo Cassiano concedeu coletiva na delegacia, em Campos

A Polícia Federal em Campos cumpriu na manhã desta quinta-feira (30/07) seis mandados de busca e apreensão, sendo cinco no Distrito de Morro do Coco, referentes a compra de votos na localidade na última eleição. Os fatos estão sendo apurados no inquérito nº 316/2009, que apura a compra de votos no referido Distrito.

Os mandados foram expedidos pela 100ª zona eleitoral, pelo Juiz Leonardo Grandmasson. A PF
realizou as investigações tendo o Dr. Gabriel Duarte como presidente.

“A Polícia Federal entendeu ser necessário o cumprimento dessa diligência e houve a concordância do Ministério Público com o deferimento do Dr. Leonardo Grandmasson”, declarou o delegado da Polícia Federal, Paulo Cassiano.

O único nome anunciado pela PF foi a do candidato a vereador pelo PMN no último pleito, Luiz Antônio de Azeredo, tendo a sua residência sido a única onde houve o cumprimento do mandado fora de Morro do Coco, nesta quinta-feira.

A PF chegou a conclusão de que Azeredo foi o único beneficiário da compra de votos na localidade, com a compra sendo no valor de R$ 50, portanto, a nova operação ganhou o nome de Cinquentinha II, mas não tendo qualquer relação a Operação Cinquentinha I, realizada também por denúncia de compra de votos, em Vila Nova.

“A Cinquentinha de Vila Nova não tem nenhuma ligação com essa operação. O modo é diferente. De comum mesmo apenas o valor que foi pago, e nesse caso, em lote. Em Vila Nova era semanalmente”, reforçou Paulo Cassiano.

Foram apreendidos diversos materiais nos seis locais como fotografias, listas de telefones, agendas, manuscritos, locais de votação, entre outros. Não houve apreensão de valores e equipamentos. Os envolvidos poderão responder por compra de voto e formação de quadrilha.

Segundo o delegado Paulo Cassiano agora falta a análise do material que foi apreendido. “Tudo pode acontecer sempre. Agora vamos continuar com as diligências. O inquérito não está encerrado, mas todos os indícios que temos nos leva a crer que houve a compra de votos em Morro do Coco, com o único beneficiário tendo sido o Luiz Azeredo. Ele tem a responsabilidade criminal. Agora o caso fica por conta do Ministério Público e da Justiça”, declarou o delegado.

Luiz Azeredo havia sido convocado para comparecer a Delegacia da Polícia Federal esta semana, mas não compareceu. “Ele simplesmente não veio e apresentou qualquer alegação. Ele deverá ser convocado novamente. O não comparecimento pode revelar o desinteresse em colaborar. Como investigado ele não responde por essa falta, mas pode ajudar a firmar uma opinião em um sentindo ou outro”, afirmou o delegado lembrando que ainda não houve indiciados. “Costumamos deixar a formalização do indiciamento para o final”.

PLANEJAMENTO PARA PRÓXIMA ELEIÇÃO
Diante do retrato revelado principalmente nas últimas eleições em Campos, o delegado ao término da coletiva relacionada a operação realizada nesta quinta-feira, declarou de forma breve e sem mais detalhes, que para o próximo ano, a Polícia Federal irá montar um grande planejamento de atuação para evitar o alto índice que assolou a política municipal nos últimos anos.

“Vamos promover um planejamento operacional, talvez com viaturas permanentes em cada uma dessas localidades. Essa é uma forma de tentar combater e coibir essas ações”.

Nenhum comentário:

Teste

Teste