sexta-feira, 31 de julho de 2009

Representantes de três estados no Fórum de Municípios da Mesorregião em Campos

Trinta e um municípios de três estados que compõem a mesorregião da Bacia do Itabapoana estarão reunidos em Campos nesta sexta-feira, 31, a partir das 10h, no auditório do Palácio da Cultura, para o Fórum de Municípios da Mesorregião do Itabapoana e I Encontro de Prefeitos da Mesorregião, que abrange parte dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O evento é uma parceria da prefeitura, secretaria de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

O I Encontro de Prefeitos da Mesorregião do Itabapoana está previsto para às 13h30 e, às 14h, acontece a palestra "Gestão de fóruns e novas institucionalidades de políticas públicas. Processo de desenvolvimento regional no Brasil", com Jorge René Soto Moreno. Em seguida, vários temas estarão sendo debatidos, entre eles, a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), o Programa de Sustentabilidade de Espaços Sub-Regionais (Promeso); Fundo de Desenvolvimento Regional; Fórum de Desenvolvimento Mesorregional e Plano de Ação da Mesorregião, além de Emendas Parlamentares, temas que serão abordados pelo diretor da Secretaria de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional.

O presidente do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Luiz Eduardo Crespo, presidente da bancada do Rio de Janeiro e vice-presidente do fórum, diz que o objetivo da mesorregião, que começou no Projeto Managé, é para que se crie um trabalho diferenciado entre os municípios que fazem parte da região. "Estaremos estreitando relações com todos os municípios da mesorregião e discutindo propostas de fortalecimento, visando o desenvolvimento com sustentabilidade ambiental, justiça social e viabilidade econômica".

A mesorregião abriga uma população de cerca de 970.184 habitantes em área de 14.642,9 quilômetros quadrados. A mesorregião é caracterizada pela existência de grandes desigualdades espaciais e graves problemas sócio-econômicos, no entanto, com um grande potencial de desenvolvimento, principalmente em algumas cadeias produtivas como a da fruticultura, da apicultura, da floricultura, do turismo e da aqüicultura. Além destas, a mesorregião possui ainda outras cadeias produtivas com expressivo potencial para exploração, é o caso da pecuária bovina, da cana-de-açúcar e das atividades ligadas ao petróleo.

Do Espírito Santo estão incluídos na mesorregião os municípios de Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy e São José do Calçado. De Minas Gerais, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caiana, Caparaó, Carangola, Espera Feliz, Luisburgo, Manhumirim e São João do Manhuaçu. Além de Campos, Bom Jesus do Itabapoana, Cardoso Moreira, italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá e Varre-Sai.

Informação do Site de Campos

Obs: Vale lembrar a todos que Campos está incluído nesta bacia devido ter em seu território o Distrito de Santo Eduardo, que faz divisa com o Espírito Santo.


Nenhum comentário:

Teste

Teste