terça-feira, 16 de março de 2010

Prefeitura atende atingidos por temporal em Santo Eduardo


Doze famílias do distrito de Santo Eduardo, que tiveram suas casas destelhadas no temporal que atingiu a região na última segunda-feira (15), receberam telhas de reposição, fornecidas nesta terça-feira (16) pela Defesa Civil. O material foi entregue aos moradores das casas atingidas para que, em regime de mutirão, permitisse a reconstrução. A Defesa Civil Municipal elaborou, também, a Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) do vendaval que passou pelo distrito, provocando a morte do servidor público Carlos Dias da Silva, 67 anos. O documento, segundo o órgão, já foi encaminhado às Defesas Civis Estadual e Nacional.

- Nós fornecemos as telhas e os moradores ficaram responsáveis pela reconstrução. Uma das famílias atingidas pelo desastre recebeu, ainda, uma cesta básica, fornecida pela secretaria de Família e Assistência Social, já que perderam toda a alimentação no temporal.nstruição dos telhados que foram destruídos no dia anterior – confirmou o Capitão Edison Pessanha da Defesa Civil Municipal, depois do levantamento realizado pelo órgão.

No balanço final do trabalho, realizado em Santo Eduardo, a Defesa Civil contabilizou ainda o corte de 12 árvores, que foram parcialmente arrancadas pela ventania e tiveram que ser cortadas. A Defesa Civil vai manter uma equipe em estado de alerta nas próximas horas, em função das previsões meteorólogicas, que apontam para a possibilidade de novas chuvas e ventos fortes para a região.

Causa do desastre - O secretário, Marco Soares, informou que a Defesa Civil, também, já disponibilizou uma bomba de sucção para a retirada de água empossada em residências e ruas. A causa do desastre, segundo o Nopred, foi uma precipitação hídrica intensa, concentrada, acompanhada por chuva de granizo, com ventos de classificação número 10 na Escala Beaufort (Muito Duro), ocorrendo destelhamento de casas e quedas de árvores, com interrupção de energia elétrica. Apenas uma pessoa morreu e 250 pessoas foram afetadas. Ao todo, 15 residências foram danificadas.

Em caso de risco de desabamento, o secretário orienta ao proprietário do imóvel a entrar em contato com o órgão pelo 199. “Assim que somos comunicados, enviamos técnicos para fazer uma vistoria”, comentou. Marco esclareceu, ainda, que em Santo Eduardo existe um Núcleo de Defesa Civil (Nudec) onde voluntários estão auxiliando os trabalhos das equipes da Defesa Civil, oferecendo mais condições de trabalho.

Matéria extraída do site de Campos

Nenhum comentário:

Teste

Teste