domingo, 16 de janeiro de 2011

Aos 91 anos morre Claudão, prefeito de Itaperuna

Na manhã deste domingo (16/01) faleceu no hospital São José do Avaí em Itaperuna-RJ, o segundo prefeito mais velho da história do Brasil. O prefeito de Itaperuna Cláudio Cerqueira Bastos, o popular Claudão, estava internado desde o dia 28 de dezembro de 2010 tratando de uma pneumonia. Claudão estaria completando 92 anos no próximo dia 24 de janeiro. O corpo do prefeito Claudão será velado no Itaperuna Tênis Clube (ITC) e será enterrado nesta segunda-feira (17/01) em Comendador Venâncio, às 10h00.
Cláudio Cerqueira Bastos nasceu em Comendador Venâncio, distrito de Itaperuna, em 24 de janeiro de 1919, filho de José Zacarias Cerqueira Garcia e Olga Cerqueira Bastos;
O pai, José Zacarias, foi comerciante de vários ramos, tais como açougue, padaria e hotel.
D. Olga era a companhia de todas as atividades profissionais e ainda administrava a casa e cuidava dos filhos. Era uma vida difícil e toda família se reunia para trabalhar. Os pais de Cláudio Cerqueira Bastos nunca se envolveram em política, mas certamente a veia política flui incessantemente em várias gerações que os antecederam. Seu tio, Nicolau Bastos Filho foi Deputado Estadual pelo PSD. Seu primo, Bruno cerqueira Silveira, foi Prefeito de Itaperuna pelo MDB. A família era composta além de Claudão: Maria da Glória (professora), José Mario (comerciante), Ondina Conceição (comerciante), Roberto (fiscal de rendas), Sebastião (motorista) de todos os irmãos a única viva é D. Ondina que mora em Manhuaçu-MG.
Claudio Cerqueira Bastos começou trabalhar ainda cedo. Dos 12 aos 15 anos trabalhou com o pai na padaria. A partir daí trabalhou como auxiliar de farmácia, depois como vendedor em loja, mais tarde ingressou como funcionário na Estrada de Ferro Leopoldina e finalmente em 02/05/1944 ingressou no Banco do Brasil e lá construiu uma brilhante carreira. Foram 35 anos de total dedicação e até o final de sua vida carregou consigo esse vínculo com os amigos e funcionários do Banco do Brasil.
Claudio Cerqueira Bastos foi por três vezes prefeito de Itaperuna deixando obras importantes e que sempre serão reconhecidas pelos moradores do município como: a avenida Cardoso Moreira com o seu longo jardim, o acesso pelo corte de pedra na General Osório, a ponte do Claudão que liga o Centro ao Fiteiro, o Cristo Redentor de Itaperuna, o Clube Renascença, a AABB, a Avenida Presidente Dutra e a instituição da Sociedade Musical Itaperunense entre outras.
Claudio Cerqueira Bastos deixa esposa, Dona Zezé e três filhos: Claudio Filho, Claudete e Claudia e vários netos e bisnetos.
Em seu lugar assume em Itaperuna o seu vice Fernando da Silva Fernandes, o Fernando Paulada.

Por Redação - Rádio Gospel FM

Nenhum comentário:

Teste

Teste