quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Governo federal vai liberar R$ 700 milhões para Estados afetados pelas chuvas

O governo federal editará medida provisória liberando R$ 700 milhões para ajudar os Estados atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias. O Ministério do Planejamento confirmou ter recebido do Ministério da Integração Nacional pedido de crédito extraordinário no Orçamento deste ano.
A medida provisória pode ser publicada ainda hoje (12), em edição extraordinária do Diário Oficial da União. Em princípio, a medida provisória deve liberar ajuda para municípios do Rio de Janeiro e de São Paulo. O Ministério do Planejamento não informou se outros Estados serão incluídos no pacote de ajuda financeira.
Mais cedo, a presidente Dilma Rousseff ligou para os governadores do Rio, Sérgio Cabral, e de São Paulo, Geraldo Alckmin, garantindo a ajuda federal. Na última sexta-feira (7), Dilma já havia conversado com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
Ainda hoje, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, viaja ao Rio de Janeiro para sobrevoar as cidades mais afetadas pelas chuvas, como Teresópolis e Nova Friburgo.
A viagem estava prevista para amanhã (13), mas foi antecipada por determinação da presidente Dilma.
As fortes chuvas e deslizamentos que atingiram a região serrana do Estado do Rio de Janeiro já causaram ao menos cem mortes, sendo 89  em Teresópolis, 18 em Petrópolis e oito em Nova Friburgo
Teresópolis e Nova Friburgo decretaram estado de calamidade pública. Em Teresópolis, deslizamentos atingem principalmente 15 bairros.
Além das vítimas, as chuvas deixam também um rastro de transtornos às cidades atingidas. Municípios estão sofrendo com falta de água, luz e telefone, além dos danos nas estradas da região.
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Teste

Teste