quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Dia da Consciência Negra em Conselheiro Josino destinado às comunidades de Vila Nova, Santa Maria e Santo Eduardo?

Bom, só pode ser uma piada usarem os nomes de nossas comunidades num projeto cultural para ser apresentado em Conselheiro Josino às 18 horas de hoje. Leiam a reportagem abaixo:


O Departamento de Casas de Cultura da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima vai realizar nesta quinta-feira (18), o Choque Cultural – Conquista Pós-Abolição, para marcar o Dia da Consciência Negra, na Casa de Cultura Poeta Antônio Silva, em Conselheiro Josino.  Às 18h, haverá palestra com o tema “O Grito de Zumbi”, ministrada pela animadora cultural Neusinha da Hora, e às 19h30, exibição em DVD do filme brasileiro “Quilombo”, seguido de debate, no Projeto Cinema na Estação, desenvolvido em parceria com a Campos Luz. O evento, destinado às comunidades de Conselheiro Josino, Vila Nova, Santa Maria e Santo Eduardo, será aberto ao público.

Qilombo – Filme raro do diretor Cacá Diegues, produzido em 1984, conta a história do Quilombo dos Palmares, formado em torno de 1650 por um grupo de escravos rebelados de um engenho de Pernambuco, que resistiram ao cerco colonial. Entre os ex-escravos fugidos, estava Ganga Zumba, príncipe africano e futuro líder de Palmares, durante muitos anos. Seu herdeiro e afilhado, Zumbi contesta as idéias conciliatórias de Ganga Zumba  e enfrenta o maior exército jamais visto na história colonial brasileira. Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695. 

campos.rj.gov.br

Obs: acho muito interessante anunciarem um evento desses para nossas comunidades e não darem o mínimo de condições para que possamos nos deslocar para Conselheiro. Está mais do que na hora de pararem de usar o nome dos nossos distritos só para fazer número ou fazer bonito para os leitores do Site da Prefeitura de Campos. 

Basta de incompetência!

O norte de Campos têm 973 km2, ou seja, não é tão simples assim  esse deslocamento de moradores, visto que nem ônibus temos para voltar se quiséssemos conferir tal evento.

Nenhum comentário:

Teste

Teste