quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Prefeito Nelson Nahim homologa concurso do PSF

O Prefeito Nelson Nahim publicou no Diário Oficial do município, nesta terça-feira (9), a homologação do resultado final do concurso público municipal para provimento de cargos do Programa Saúde da Família (PSF) e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs). O concurso é válido por dois anos a partir desta terça-feira (09) e poderá ser prorrogado por igual período, a critério da prefeitura. Desde setembro, o prefeito vem buscando, juridicamente, uma solução para homologar o concurso.

- Estamos trabalhando para dotar Campos de um modelo de saúde pública para ser referência no Brasil. Estamos investindo nos hospitais e nas unidades de saúde, nas ações do Programa Prefeitura Presente e, também, levando saúde às escolas. Estivemos trabalhando em busca de uma saída jurídica para retomar o PSF e os entendimentos, neste sentido, estão avançando dentro do novo cenário da estratégia de Saúde da Família, que vem sendo, inclusive, implementado pelo governo federal – disse o prefeito.

A listagem dos nomes foi publicada de acordo com a ordem de classificação dos candidatos aprovados e de acordo com a localidade escolhida, no caso do cargo dos agentes comunitários. Os aprovados começarão a ser chamados nos próximos dias para participarem de treinamento oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Faculdade de Medicina de Campos. “Eles darão início ao mapeamento das localidades onde o PSF será reimplantado, começando pelo Parque Aldeia, onde haverá duas equipes para atender a localidade e os bairros adjacentes. A reativação do programa vai acontecer de forma gradativa”, disse o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano.

O concurso abriu 793 vagas, ao todo, distribuídas para os cargos de agente comunitário de saúde, auxiliar de consultório dentário, técnico de farmácia, técnico de higiene dental, técnico de enfermagem, cirurgião dentista, assistente social, fisioterapeutas, farmacêuticos, enfermeiros e médicos. Desse total, 450 vagas são destinadas ao cargo de agentes comunitários de saúde.

Em 14 de outubro, foi criada a Comissão Especial, para análise do concurso, visando a seleção de profissionais que deverão trabalhar no PSF. O gabarito oficial e o resultado dos recursos administrativos foram publicados em 3 de novembro no Diário Oficial. Desde 2009, a atual administração vem tentando reativar o programa, que beneficia a população com atendimento domiciliar.

Justiça - O concurso foi realizado em 2008, mas o resultado encontrava-se acautelado em Cartório e perante a Justiça Federal, devido ação do Ministério Público Federal, que alegou uso indevido dos recursos repassados pelo Ministério da Saúde, levando o município a ter o programa suspenso no mesmo ano. No entanto, o Prefeito Nelson Nahim recomendou à Procuradoria Geral do Município que buscasse saída jurídica para a reativação do programa e a posterior convocação dos aprovados. 
O Diário Oficial pode ser adquirido no pólo da Fundação Municipal da Infância e Juventude, na Praça São Salvador, 21/23, no Centro, ou no site oficial do município www.campos.rj.gov.br



Por Kamilla Uhl

Nenhum comentário:

Teste

Teste