domingo, 21 de novembro de 2010

Domingo, 21 de Novembro de 2010: Santo Eduardo - 149 anos!

Há exatos 149 anos atrás, Campos dos Goytacazes, ainda vivendo nos tempos do Império de Dom Pedro II, ganhava uma nova área adivinda de terras capixabas para aumentar ainda mais o seu expressivo e importante território para a então Província do Rio de Janeiro; pelo Decreto Provincial, nº 1225 de 21/11/1861 era criado o Distrito de Santo Eduardo, pra quem não sabe.

Bom, de lá pra cá muitas mudanças, muitas vitórias e algumas derrotas, é claro, mas vamos seguindo, caminhando, e principalmente, confiantes e esperançosos para que aconteça, o quanto antes, uma reviravolta neste estado de coisas mal solucionadas em que nos encontramos, principalmente nestes últimos anos.

 Temos que ter esperança que em breve também conseguiremos cessar essa falta de respeito que temos recebido desse município milionário, cheio de recursos, mas que pouco faz por nós; aliás, só pra citar, nossa região há tempos vem sendo ignorada e tratada como se fosse de segunda classe por esses políticos inescrupulosos, isso que é a verdade.

21 de Novembro de 2010 - 149 anos de Santo Eduardo: um dia de reflexão, ou mais uma data para ignorarmos e deixarmos passar em branco?

 Sinceramente, acho que estamos na hora de acordar, enquanto ainda há tempo!

 Pensem nisso!

Bom Domingo a todos!


7 comentários:

roberto henriques disse...

Parabéns Santo Eduardo!!! Meu forte abraço ao seu povo de ricas tradições históricas. Roberto Henriques- Deputado Estadual Eleito

Anônimo disse...

Acordar, de que forma...Acredito que so nao votando nesses politicos que aparecem aqui em epoca de voto.Parabens Santo Eduardo,e parabens Lenilson por divulgar essa data, porque a maioria da povo pensa que essa data seria 13 de outubro.

Edison Correa da Rocha disse...

Voce quer dizer acordar para a vida, por que com os milhões que o municipio recebe de royalties e deixa esses dois distritos, simplesmente com pires na mão, só recebendo migalhas, isso quando recebe.
Será que não existe ninguém nesta região , que tenha noção do poderio que existe numa mobilização popular,que de um basta nesse descaso.
Quanto será que Campos recebe da união, só por ter essa região agregada a ela? E eu não to falando só dos royalties não, to falando do fundo de participação dos municipios; da verba que a prefeitura recebe para a saúde ,para a educação, para o saneamento basico, isso sem falar em verba que se consegue atravez de emendas feitas por deputados estaduis e federais de olhos nos votos dessa região.
Alguns interessados em continuar mamando nas tetas da prefeitura, vão continuar sempre dizendo que, como município esta região não teria como se manter. Só um exemplo, o que CAMBUCI tem que nós não temos( alguem deve ter lido na grande rede a roubalheira que rolava por lá),temos mais território, mais população; vocês sabiam que temos uma população maior que vários municípios do estado? Que se nós nos emancipassemos,nos tornaríamos um dos maiores municipios.
Lenilson,através de uma amiga, eu sobe que alguem chegou a sugerir um nome de consenso entre os dois distritos,como por exemplo" SANTOS DO ITABAPOANA"?
Outra coisa, eu ja pesquisei mas não consegui,será que voce conseguiria levantar exatamente, atravez do censo 2010, a nossa população e atravéz das zonas eleitorais, o numero de eleitores que temos na região. Quem sabe, com esses dados na mão, publicando em seu blog e sugerindo a publicão em outros blogs, como o de Paulo Rocha Jr e o de Robeto Moraes, não chamaria uma atenção maior para a região ou quem sabe, daria um insentivo a quem tenha vontade emancipacionista? Não aqueles que em outra ocasião, receberam generosos cala boca dos políticos paraquedas.
Pense nisso.

L Werneck disse...

Os distritos de Santo Eduardo e Santa Maria, na região norte do município de Campos, têm juntos 6.106 eleitores(2010). Vale ressaltar, que muitos moradores desta região ainda continuam votando em outras localidades, principalmente no município de Bom Jesus do Itabapoana, que tradicionalmente ofereceu mais oportunidades para muitos daqui do que a "rica" Campos, que sempre e também tradicionalmente, lida com essa região como se fosse um "patinho feio".

Conferindo:

(13º) - Espírito Santinho: 583 eleitores;
(18º) - Mata da Cruz: 373 eleitores;
(13º) - Murundú: 578 eleitores;
(18º) - Palmares: 265 eleitores;
(18º) - Santa Bárbara: 183 eleitores;
(13º) - Santo Eduardo (Sede): 1578 eleitores;
(18º) - Santa Maria (Sede): 2546 eleitores;

Total: 6.106 eleitores.


Fonte: Justiça Eleitoral de Campos.

Washington Luiz disse...

Caro amigo Edson

Procurei investigar sobre emancipação e o que descobri foi que segundo a legislação teríamos que ter área de no mínimo 10% do município mãe (Campos) e 10% de população o que torna inviável devido ao quantitativo de aproximadamente 42Km quadrados e aproximadamente 41.000 habitantes, e necessitando ainda de lei que tramita no Congresso para autorizar os estados a desmembrarem municípios.

O que precisamos é nos unirmos e brigarmos pelos interesses das comunidades, sem partidos, sem críticas, mas com propostas viáveis e parcerias.

Não adianta reclamarmos da saúde, do saneamento, da falta de emprego, se não colocamos as pessoas no processo do debate coletivo para chegarmos a um denominador comum que atenda os anseios da população. Enquanto tivermos lideranças preocupadas com eleição e não com população, não teremos diálogo.

Edler Del Esposti disse...

Temos que ficar calados pra sermos reconhecidos como um bom santoeduardense? não, eu digo isso porque? porque no site da prefeitura de campos tem a maior propanda de infraestrutura e lazer pros distritos, dizendo ainda que esta sendo construida varias praças em nossos distritos, e aqui em santo eduardo nem um buraco no asfalto da rua tapam, oque esta acontecendo com o nosso lugar, que antes era conhecido como o mais charmoso dos distritos, será que temos que nos calar mesmo, ou fazer preção em cima de quem ganha pra nos representar? queremos mudança, se não se importam conosco, nos deixe, santo eduardo merece pelo menos uma praça com balanços para as crianças, não podemos continuar nesse esquecimento, vamos nos unir e reivindicar, se não quisermos continuar a passar vergonha.

Anônimo disse...

para mim o aniversario de santo eduardo e muito importante eu sempre adimirei santo eduardo e sempre vou adimirar e um lugar maravilhoso bonitu de se ver e gostoso de passiar adoro la espero que seja sempre assim belo e parabens pela foto

Teste

Teste