segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Rio Pomba está com a água turva e com espuma e preocupa moradores do Noroeste do Rio

O Rio Pomba, no noroeste do estado está com a água turva e com espuma em alguns pontos. Por isso, o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e a Agência Nacional Agência Nacional de Águas recolheram amostras da água do rio para análise.

Há algumas semanas, a água do Rio Pomba mudou de cor. Agora, além de estar turva, a água apresenta espuma em alguns pontos.


O rio é a principal fonte de abastecimento de água de vários municípios do noroeste do estado do Rio de Janeiro. Os moradores e pescadores estão preocupados.

A responsabilidade pela fiscalização é da Agência Nacional de Águas, já que o Rio Pomba atravessa dois estados. Mas segundo o Inea do Rio de Janeiro, o Inea, uma indústria de Cataguazes, em Minas Gerais, teria conseguido autorização para despejar 100 litros de rejeitos químicos por hora no rio. A suspeita é de que o volume despejado seja maior do que o permitido. 

No último fim de semana, equipes do Inea, da Agência Nacional de Águas, da Cedae e do Instituto Mineiro de Gestão de Águas recolheram amostras da água do rio para análises. O objetivo é descobrir até que ponto o despejo de produtos químicos pode ter causado contaminação e danos ambientais.

O presidente do Inea, Luiz Firmino Martins, disse que o resultado da análise das amostras de água deve sair nesta terça (9).



intertv

Nenhum comentário:

Teste

Teste