sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Secretaria de Agricultura de Campos inicia plantio de arroz em Santo Eduardo e Santa Maria

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), iniciaram nesta quarta-feira (10), na Fazenda dos Irmãos Marques, no Distrito de Santo Eduardo, na Região Norte do município, a produção de sementes de arroz. Inicialmente, serão produzidas de cinco a sete toneladas de arroz por hectare. O plantio se estenderá até outra propriedade rural em Santa Maria.

A Estação Experimental de Campos apresentou projeto à Faperj para a produção de arroz na Região Norte do município e a entidade liberou recursos para sementes, adubo e defensivo agrícola. Em contrapartida, Campos ficou responsável em selecionar as áreas, escolher os produtores com mais vocação e condições de trabalho, além de preparar o solo e dar assistência técnica.

Segundo o secretário de Agricultura e Pesca, Frederico Paes, a finalidade é fomentar a produção de arroz, já que a região tem vocação. “Com isso estaremos fomentando outros produtores para criarmos uma área produtora de arroz e difundindo o plantio em Santo Eduardo e Santa Maria para ser um celeiro de plantação de arroz”, ressaltou.

Frederico informou os benefícios para os produtores, como aumento de renda; a inserção da área como uma área produtora, aumentando o desenvolvimento do município; e a sustentabilidade de produção. “Os produtores terão para quem vender. A própria prefeitura pode comprar para abastecer a rede municipal de ensino”, ressaltou, acrescentando que a secretaria está cadastrando produtores interessados em plantar arroz.

- Já estamos com sementes para doação. Para mais informações, os interessados podem procurar a sede da secretaria, na Avenida Presidente Vargas, 180, Pecuária – destaca p secretário de Agricultura.



Campos.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Teste

Teste